OTC Brasil

FMC Technologies desenvolve o Shape Memory Alloy Subsea Fitting para a indústria submarina

Redação / Assessoria
29/10/2015 15:46
FMC Technologies desenvolve o Shape Memory Alloy Subsea Fitting para a indústria submarina Imagem: FMC Technologies Visualizações: 688

 

A FMC Technologies, INC, desenvolveu e patenteou a tecnologia para substituir a solda orbital, processo utilizado para conectar pequenas tubulações hidráulicas em equipamentos submarinos – o Shape Memory Alloy Subsea Fitting. A tecnologia é baseada no Shape Memory Alloys – composto de níquel e
titânio, cuja liga é capaz de retornar a sua forma original quando submetido a um ambiente diferente, tal como temperatura e pressão. Esse mesmo material já é amplamente utilizado nas indústrias automobilística, aeroespacial e biomédica. Para aplicação submarina, a FMC Technologies é pioneira. Desafios como corrosão e susceptibilidade à fragilização por hidrogênio tiveram que ser superados.
O uso do Shape Memory Alloy Subsea Fitting representa uma significativa redução de custo e de prazo de produção quando comparado ao processo de solda orbital, além de simplificar os processos de montagem e inspeção. “A FMC Technologies está constantemente buscando soluções que diminuam os custos e melhorem o prazo de entrega, com elevados padrões de segurança e qualidade”, diz Paulo Couto, Vice-Presidente de Tecnologia e Engenharia da FMC Technologies Brasil. “Estamos muito
animados com o resultado do Shape Memory Alloy Subsea Fitting e certos de seu futuro uso de forma generalizada no mundo em aplicação submarina”.
A tecnologia desenvolvida foi feita em parceria com a Shell Brasil e valeu à FMC Technologies o prêmio Spotlight on New Technology, o primeiro concedido pela OTC Brasil. O prêmio reconhece a extraordinária capacidade inventiva na indústria de E&P que contribui para o desenvolvimento eficiente dos recursos offshore.
A FMC Technologies Brasil possui plena capacidade de desenvolvimento de tecnologias, engenharia, fabricação e serviços para fornecimento de sistemas de produção e processamento submarino, tais como cabeças de poço, árvores de natal, manifolds, sistemas de controle, sistemas de bombeio e separação submarina, com duas unidades de fabricação e um Centro de Tecnologia no Rio de Janeiro e uma base de serviços em Macaé.

A FMC Technologies, INC, desenvolveu e patenteou a tecnologia para substituir a solda orbital, processo utilizado para conectar pequenas tubulações hidráulicas em equipamentos submarinos – o Shape Memory Alloy Subsea Fitting. A tecnologia é baseada no Shape Memory Alloys – composto de níquel etitânio, cuja liga é capaz de retornar a sua forma original quando submetido a um ambiente diferente, tal como temperatura e pressão. Esse mesmo material já é amplamente utilizado nas indústrias automobilística, aeroespacial e biomédica. Para aplicação submarina, a FMC Technologies é pioneira. Desafios como corrosão e susceptibilidade à fragilização por hidrogênio tiveram que ser superados.

O uso do Shape Memory Alloy Subsea Fitting representa uma significativa redução de custo e de prazo de produção quando comparado ao processo de solda orbital, além de simplificar os processos de montagem e inspeção. “A FMC Technologies está constantemente buscando soluções que diminuam os custos e melhorem o prazo de entrega, com elevados padrões de segurança e qualidade”, diz Paulo Couto, Vice-Presidente de Tecnologia e Engenharia da FMC Technologies Brasil. “Estamos muitoanimados com o resultado do Shape Memory Alloy Subsea Fitting e certos de seu futuro uso de forma generalizada no mundo em aplicação submarina”.

A tecnologia desenvolvida foi feita em parceria com a Shell Brasil e valeu à FMC Technologies o prêmio Spotlight on New Technology, o primeiro concedido pela OTC Brasil. O prêmio reconhece a extraordinária capacidade inventiva na indústria de E&P que contribui para o desenvolvimento eficiente dos recursos offshore.A FMC Technologies Brasil possui plena capacidade de desenvolvimento de tecnologias, engenharia, fabricação e serviços para fornecimento de sistemas de produção e processamento submarino, tais como cabeças de poço, árvores de natal, manifolds, sistemas de controle, sistemas de bombeio e separação submarina, com duas unidades de fabricação e um Centro de Tecnologia no Rio de Janeiro e uma base de serviços em Macaé.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19