Energias alternativas

Físico diz que Brasil tem condições para ser potência em energia renovável e limpa

Agência Brasil
13/06/2006 03:00
Visualizações: 261

"Nós temos todas as condições para ser a maior potência de energia renovável e limpa do planeta. O futuro da humanidade depende do Brasil", disse o físico e professor da Universidade de Brasília, José Walter Bautista Vidal. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (12) ao programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional, ele ressaltou que o mundo ainda depende de uma fonte finita de energia, o petróleo, e que logo entrará em colapso por causa disso.

Segundo Bautista Vidal, são necessárias novas fontes de energia: as renováveis e limpas das regiões tropicais. E o Brasil "é o único país em continente tropical que tem muito sol, muita água, a maior proporção de água doce do planeta, e tem muitas extensões de terra desocupadas, além de ter a melhor tecnologia do mundo em energias renováveis", salientou.

De acordo com o professor, ainda falta crescer em infra-estrutura: suporte, logística, e aumento da produção. "O povo brasileiro tem uma oportunidade fantástica de levantar a cabeça e não depender de mais ninguém. Pelo contrário, os outros países é que dependerão da energia renovável e limpa do Brasil", observou.

Por causa dessas condições, lembrou, o Brasil já sofre pressões internacionais de países que dependem vitalmente do petróleo. "Se o petróleo demora 400 milhões de anos para se formar, o girassol leva dois meses – nossas condições são excepcionais", ressaltou.

Para o professor, as usinas hidrelétricas são prejudiciais porque, apesar de renovável, a fonte de energia causa grandes inundações nas terras mais férteis, o que pode prejudicar as pequenas comunidades que vivem à margem das bacias. "O desenvolvimento econômico deve privilegiar os interesses e o bem-estar da população e não os ganhos capitalistas dos empreendedores", disse.

Os pequenos produtores, acrescentou, são capazes de produzir fontes de energia renovável em pequena escala: "É necessária uma certa organização e a ajuda de instituições para instalar cooperativas, dar apoio ao financiamento e contribuir com tecnologia".

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19