Meio Ambiente

Firjan premia práticas sustentáveis de indústrias do estado do Rio

Redação / Assessoria
10/07/2015 17:17
Firjan premia práticas sustentáveis de indústrias do estado do Rio Imagem: Fabiano Veneza / Firjan Visualizações: 533

Para valorizar boas práticas ambientais de indústrias do estado do Rio, o Sistema FIRJAN promoveu a terceira edição do Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental. A premiação anual reconhece o aprimoramento das indústrias fluminenses, de todos os portes, em processos produtivos, implantação de projetos socioambientais e iniciativas que vão além das obrigações legais em prol da sustentabilidade.

Na categoria Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética, o prêmio foi para a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro). Com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes, a entidade, em parceria com o CONPET/Petrobras, desenvolveu o Programa Economizar – Selo Verde, que realiza, entre outras ações, a avaliação da armazenagem e utilização de óleo diesel. Com o projeto, a empresa economizou 722,3 milhões de litros de diesel, além de deixar de emitir 1,9 milhões de toneladas de CO2 e 43 mil toneladas de material particulado.

Recuperar áreas degradadas e espécies nativas foi a iniciativa que rendeu ao Instituto Vital Brazil, empresa de Niterói, a categoria Biodiversidade. A empresa implantou em sua fazenda, localizada no município de Cachoeiras de Macacu, um projeto de recuperação ambiental e conservação da biodiversidade. O projeto plantou mudas, produziu um banco fotográfico com mais de 10 mil imagens de 450 espécies e criou o primeiro volume de um guia florístico, além de usar as informações técnicas e científicas sobre a flora nativa para elaborar materiais didáticos que visam sensibilizar e promover a educação ambiental. Depois da implantação do projeto, animais, principalmente pássaros, voltaram a frequentar a região.

Já o uso racional de recursos hídricos, garantiu à Metalúrgica Bom Jardim, empresa do grupo Stam, de Nova Friburgo, a categoria Gestão de Águas e Efluentes. Com a implementação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais, a empresa conseguiu ganhos ambientais, econômicos e sociais. Dentro do período de um ano, a empresa economizou 47,5% de toda a água consumida e mais de 18 mil reais, o equivalente a mais de 49% dos gastos da empresa com água.

O programa Viva Meio Ambiente da Autopista Fluminense, concessionária do grupo Arteris, de São Gonçalo, foi o vencedor no quesito Relação com Públicos de Interesse. A iniciativa é desenvolvida em 41 escolas municipais do Rio de Janeiro. São mais de 1.000 educadores e 16 mil alunos envolvidos. O programa abrange 13 municípios com o objetivo de gerar cidadãos informados e conscientes sobre assuntos ambientais. As ações incluem o plantio de árvores e promovem a sensibilização para a consciência ambiental e melhoria da qualidade de vida.


Em Gestão de Resíduos Sólidos, venceu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda. Ciente dos impactos ambientais causados pelo depósito de resíduos da construção civil e demolição em aterros sanitários, a empresa construiu uma central de reciclagem, responsável pela transformação de 13.200 toneladas de resíduos em agregados e blocos intertravados.

Além dos projetos vencedores, a startup Bio Bureau ganhou menção honrosa com uma metodologia que acelera a identificação da biodiversidade. O projeto piloto na Bacia de Campos demonstrou a capacidade de caracterizar grandes áreas em 1/10 do tempo atual, com a identificação de 10 vezes mais espécies. Nas edições anteriores, a Federação reconheceu 11 empresas fluminenses com o Prêmio Firjan de Ação Ambiental. A premiação aconteceu no dia 1º de julho durante o Seminário Ação Ambiental, que debateu mudança do clima e gestão eficiente de recursos hídricos, na sede do Sistema Firjan.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19