Rio Oil & Gas 2012

Firjan apresenta equipamentos com tecnologia de ponta

Federação oferece soluções inovadoras para o setor.

Redação TN
18/09/2012 12:45
Visualizações: 173

O Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) participa da 16ª edição da Rio Oil & Gas 2012. O estande da FIRJAN reúne dois equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta para operações no segmento de petróleo e gás: Maquete Holográfica 3D e Planta de Processo de Realidade Aumentada. No último dia da feira (20), às 15h, a Firjan vai apresentar o seminário “Simulador Dinâmico para Capacitação Profissional do Segmento Petróleo e Gás”, com o engenheiro Athayde de Freitas.



Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia SENAI-RJ Automação e Simulação (CTS), a Maquete Holográfica 3D reproduz o funcionamento de uma plataforma, em formato miniatura. Através da realidade virtual, é possível ver as soluções desenvolvidas pela FIRJAN para procedimentos nas plataformas, a exemplo do Simulador de Lastro.



O Simulador de Lastro é o mais moderno simulador de estabilidade e emergências em plataformas do mundo, com outros dois modelos em funcionamento apenas na Escócia. O equipamento utiliza diversos cenários para apresentar situações reais, rotineiras e de emergências nas plataformas de petróleo e gás, promovendo treinamento offshore, com padrão internacional, de gerentes e operadores em ambientes únicos na América Latina.  



Por meio de aplicações de realidade virtual e aumentada, com uso em ambientes interativos e imersivos, empresas de diversos portes conseguem se tornar mais competitivas ao usar o simulador não só para capacitação profissional, mas também para testes, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Está em operação no Centro de Tecnologia SENAI-RJ Automação e Simulação, em Benfica (RJ), onde são ministrados cursos de capacitação profissional. Desenvolvido no Brasil com as características das plataformas em operação no país, o simulador pesa 12 toneladas.



O equipamento simula, por exemplo, o pouso de um helicóptero, em que o operador deve calcular os esforços, pesos e tensões que são necessários a serem equilibrados com os demais empregados na plataforma para a aterrissagem. Simula também um rebocador ao se aproximar de uma plataforma, o que pode gerar um choque (abalroamento) com a estrutura da embarcação e causar alguma avaria. Neste momento, o operador deve corrigir e compensar a estabilidade, mantendo a integridade e a segurança da plataforma até os devidos reparos.  



Outra atração do estande da FIRJAN é a Planta de Processos de Realidade Aumentada, que simula procedimentos de inspeção de equipamentos e manutenção industrial, em escala reduzida. A visualização da simulação é vista por um tablet, que, ao ser apontado para o equipamento, reconhece sua atividade. O tablet pode interpretar, por exemplo, informações de banco de dados do equipamento, última manutenção efetuada, manual de alguma peça, além de permitir infinitas interações, como dar baixa em estoque.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19