Niterói Fenashore 2007

Finep recebe número recorde de projetos de inovação

Em apenas três semanas de inscrições, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, recebeu 2.569 projetos de empresas brasileiras para o Programa de Subvenção Econômica, que vai destinar RS$ 450 milhões a projetos de inovação. O número de

Da redação
27/09/2007 03:00
Visualizações: 110
A notícia foi dada hoje pelo presidente da Finep, Luiz Manuel Rebelo Fernandes, que participou do “Painel Capacitação Tecnológica e Profissional-Inovação”, na Niterói Fenashore 2007. Segundo Rebelo, o Ministério de Ciência e Tecnologia quer fazer da inovação um motor da política tecnológica do Estado. “Atingimos um pico de investimento em tecnologia no Brasil. Em 2008, serão destinados R$ 2,8 bilhões contra apenas R$ 1,1 bilhão em 2005.”

Apesar do volume de investimentos, só alcançado em 1979, e do interesse crescente das empresas pelo tema, o presidente da Finep alerta para a baixa performance dos trabalhos brasileiros divulgados na comunidade internacional. “O número de patentes depositadas em escritórios internacionais é seis vezes menor que o de trabalhos acadêmicos publicados no exterior.”

A necessidade de incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica foi reforçada pelo gerente-executivo da Petrobras, José Antônio Figueiredo, responsável pelo Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo (Prominp). Segundo Figueiredo, caso isso não ocorra, já em 2008 a produção de petróleo sofrerá uma queda de cerca de 180 mil barris/dia (10% da atual produção anual). A previsão é de que a demanda aumente dos atuais 1,9 bilhão de barris/dia para 2,4 bilhões em 2012. “Somos dependentes de investimento em tecnologia porque temos que ir onde o petróleo está para aumentarmos a produção de forma sustentável e sem perder a sustentabilidade”, afirmou, ressaltando a necessidade de compartilhar conhecimento.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19