Coutinho

Financiamento do BNDES para Belo Monte será viabilizador

Agência Estado
02/12/2010 11:39
Visualizações: 42
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que o banco vai atuar para repassar ao consórcio vencedor de Belo Monte "um financiamento viabilizador do projeto". O consórcio Norte Energia foi o grupo vencedor do leilão para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).


Após o leilão, o Norte Energia estimou que os investimentos necessários para tornar a usina operacional seriam de R$ 19 bilhões, montante que contaria, em tese, com cerca de 70% de financiamento do BNDES. Recentemente, porém, o consórcio reavaliou seus planos e estimou que o valor do investimento subiria para R$ 25 bilhões. A partir daí, especialistas do mercado começaram as questionar se a parcela do BNDES seria mantida para novo valor.


Coutinho, no entanto, não deu um numero exato da participação do BNDES nos investimentos em Belo Monte. "A participação depende da estruturação financeira a ser apresentada. É uma análise técnica quer envolve índices de prudência, coberturas, sistemas de garantias. Um conjunto de condições que serão discutidas", disse.


Mas Coutinho ressaltou que o financiamento que será concedido ao consórcio vencedor de Belo Monte dará plenas condições para que a usina seja construída. "É um financiamento em condições bastante favoráveis e acreditamos que o setor privado encontrará uma solução eficiente para realizar o projeto, inclusive, antecipando o cronograma de forma que a usina opere mais cedo, o que aumentará a taxa de retorno do investimento", afirmou o presidente do BNDES ao participar do 5º Congresso Nacional da Indústria, em São Paulo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19