Pesquisa

FGV: clima econômico na América Latina cai em outubro

Agência Reuters
16/11/2011 14:15
Visualizações: 164
O clima econômico na América Latina diminuiu em outubro, caindo abaixo de sua média histórica em meio às incertezas sobre a economia mundial, mostrou pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do instituto alemão Ifo.

A queda do índice foi de 5,6 pontos em julho para 4,4 pontos em outubro. A leitura para o Brasil declinou de 5,8 para 4,8 pontos.

"Reflexo das incertezas do cenário econômico mundial, o índice ficou abaixo da média histórica, sinalizando a entrada da região na fase de declínio do ciclo econômico, após permanecer na fase de boom entre julho de 2010 e julho de 2011", disse a FGV em nota.

O componente de situação atual na região passou de 5,9 para 5,2 pontos. "Apesar da queda, o nível superior a 5 pontos indica uma avaliação ainda favorável a respeito do momento presente.

O componente de expectativas recuou de 5,3 para 3,5 pontos, sinalizando pessimismo em relação aos próximos meses.

"A tendência de piora do ambiente econômico na América Latina segue o que ocorre em âmbito mundial", disse a FGV. O índice de clima econômico apurado pelo Ifo para 119 países caiu de 5,4 para 4,3 pontos entre julho e outubro.

Para o Brasil, o componente de situação atual recuou em 1 ponto, para 5,8 pontos. O de expectativas declinou também 1 ponto, atingindo 3,7 pontos.

Na América Latina, o índice de clima econômico caiu em outubro no México e em todos os países da América do Sul, exceto no Peru.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13