Indústria Naval

FGIN é aprovado na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou o substitutivo da Medida Provisória (MP) 177, que estabelece o uso dos recursos da Fundo da Marinha Mercante (FMM), criando o Fundo de Garantias para a Indústria Naval (FGIN), proposto pelo governo do estado do Rio. A proposta do FGIN foi incluída no relatório fin

Redação
12/05/2004 03:00
Visualizações: 200

A Câmara dos Deputados aprovou o substitutivo da Medida Provisória (MP) 177, que estabelece o uso dos recursos da Fundo da Marinha Mercante (FMM), criando o Fundo de Garantias para a Indústria Naval (FGIN), proposto pelo governo do estado do Rio. A proposta do FGIN foi incluída no relatório final da MP 177, do deputado Luiz Sérgio (PT/RJ), que foi aprovada pela Câmara Federal em Brasília.
Segundo o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio, Wagner Victer, os estaleiros poderão acessar o Fundo, que será gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para garantir as obras de novas embarcações ou através de seguradoras, dependendo da modelagem do financiamento. "Se o Fundo não fosse criado, o resultado da MP seria inócuo", destacou Victer, que também comentou que com essa aprovação é necessário que a Transpetro coloque as licitações para a construção das embarcações previstas, dando uma sinalização concreta dos prazos, quantidades e tipos de navios a serem construídos.
A finalidade do FGIN é prover os recursos para garantir parte dos riscos das operações de financiamento realizadas com o dinheiro do FMM, tanto pelo BNDES, como por outros agentes financeiros. Os recursos do FGIN serviriam para complementar as garantias que os estaleiros não podem oferecer a partir de seus próprios patrimônios, normalmente menores que os valores dos contratos de construção dos navios.
O patrimônico inicial do FGIN, que foi votado na Câmara, será de R$ 400 milhões, que serão transferidos contabilmente do FMM ao longo de um período de 15 anos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19