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Infraestrutura Logística

Ferrovia Norte-Sul precisa ser interligada a outras ferrovias para integrar logística nacional

25/11/2014 | 09h59
Ferrovia Norte-Sul precisa ser interligada a outras ferrovias para integrar logística nacional
Wilson Dias / Agência Brasil Wilson Dias / Agência Brasil

Quando concluída, a Ferrovia Norte-Sul consolidará a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro. Mas é preciso antes tocar as obras de novas ferrovias e integrar a malha ferroviária para permitir o escoamento da carga oriunda do interior do país. Só o mercado exportador de grãos da região Centro-Oeste, por exemplo, passará a ter acesso a cinco portos da regiões Norte e Nordeste para embarcar cargas hoje movimentadas sobre rodovias.

A conclusão é do estudo  A Ferrovia Norte-Sul e a integração nacional, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O trabalho conclui que, uma vez finalizada, a via induzirá um grande crescimento no transporte de cargas do interior do país para exportação e na movimentação de cargas entre regiões do país. Os principais produtos a serem movimentados são soja, farelo e óleo de soja, milho, cana-de-açúcar, etanol, açúcar, papel, celulose e minerais.

Para isso, o estudo considera necessário concluir a Ferrovia Transnordestina, que dará acesso aos portos de Pecém (CE) e de Suape (PE); a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que liga o interior da Bahia ao porto de Ilhéus (BA); construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), entre Mato Grosso e Goiás, melhorando o transporte na principal região produtora de grãos do país.

O prolongamento da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), no entanto, é um dos passos mais relevantes para consolidá-la como grande eixo da logística nacional. Com este trecho, estabelece-se uma rota do centro do país até o porto de Vila do Conde (PA), importante saída para exportação marítima para a Europa e para a Ásia, pelo Canal do Panamá. Com este trecho, pode-se quintuplicar o volume de carga transportado na Norte-Sul, em 2013, que foi de 3 milhões de toneladas úteis.

Mais investimentos em infraestrutura

"Nos próximos dez anos, a principal infraestrutura que atenderá a demanda por combustíveis será a Ferrovia Norte-Sul, que ligará o porto de Itaqui (MA) até a cidade de Estrela do Oeste (SP)" esclarece Marcus D' Elia, gerente sênior do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Uma infraestrutura essencial para combustíveis que deverá trazer redução de custos para a região Centro-Oeste do país, que opera basicamente por meio do modal rodoviário. "A falta de infraestrtura alternativa de dutos, hidrovias e ferrovias, torna a utilização do modal rodoviário predominante do território brasileiro, onerando custos e entraves na capacidade logística do país", conclui.



Fonte: CNI / Com informações da redação TN Petróleo
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