Tecnolgia

Feira de tecnologia abre inscrições para alunos de escolas fluminenses

Já estão abertas as inscrições para a 9ª Feira de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado do Rio de Janeiro, o maior evento de tecnologia do estado.


05/06/2015 15:40
Visualizações: 89

Alunos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), médio e técnico, de escolas públicas e privadas, já podem se candidatar para apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas de todo o estado.

 

Segundo os organizadores, o objetivo da feira é despertar o gosto pela ciência, incentivando o envolvimento de jovens em projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico. Os inscritos serão avaliados em cinco categorias: ensino fundamental II, para os alunos dessa fase escolar; ciências biológicas e da saúde; ciências exatas; interdisciplinar (para projetos de arte e ciência, ciência e sociedade, ciência e esporte, educação e ensino de ciências, história da ciência); e desenvolvimento de tecnologia, para alunos de ensino médio e técnico.

 

Os trabalhos serão analisados por um comitê composto por professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa e de museus de ciência. Os 200 melhores serão encaminhados para a mostra final, evento aberto ao público e gratuito, nos dias 14 e 15 de novembro, na Quinta da Boa Vista, onde os alunos receberão medalhas e troféus. Os estudantes dos ensinos médio e técnico, que tiverem seus trabalhos premiados, poderão ainda concorrer a 15 bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, a feira é uma grande oportunidade não só para os alunos, mas também para professores e para a sociedade. "A feira não é algo restrito aos estudantes. É também um estímulo para os professores, que têm seus trabalhos reconhecidos e podem ver a consolidação de seus projetos."

 

Tutuca ressaltou que o evento é ainda mais importante para a sociedade, pois, estimulando estudantes e professores, trabalhamos para ter cidadãos mais bem formados, o que reflete diretamente no nosso dia a dia. E não me refiro apenas à área de ciência, tecnologia e inovação", disse.

 

As inscrições ficam abertas até 31 de agosto e podem ser feitas no site do evento, onde podem ser encontradas mais informações, bem como o regulamento para participação. Os alunos e professores de escolas fora da região metropolitana do Rio que tiverem trabalhos aprovados receberão hospedagem para participar do evento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20