Indústria

Federações sugerem aos presidentes adoção de agenda "mais ambiciosa"

As federações das Indústrias dos estados de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan), junto com a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, apresentam hoje (9) uma carta de reivindicações aos presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva . No comunicado conjunto, as ent

Agência Brasil
09/03/2007 03:00
Visualizações: 124


As entidades querem um tratamento diferenciado nos produtos que envolvem o comércio entre Estados Unidos e Brasil. A negociação envolveria, segundo as associações, os modelos usados entre Estados Unidos e países como Índia e China.

As federações defendem ainda que Brasil e Estados Unidos relancem as negociações comerciais preferenciais entre as duas nações, visando a um maior acesso aos mercados de bens e serviços, além do fomento aos investimentos, à competitividade e à inovação, incluindo a proteção à propriedade intelectual. O objetivo é  facilitar a conclusão da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), que trata dos subsídios agrícolas concedidos pelos países desenvolvidos.

Nessa agenda, teria prioridade também a questão dos biocombustíveis, envolvendo a criação de um programa de cooperação em pesquisa e desenvolvimento nas fases agrícola e industrial, além de um acordo para evitar a bitributação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13