Energia

Falta de gerenciamento de resíduos sólidos interrompe obras de hidrelétrica da Copel

Valor Econômico
12/07/2011 20:44
Visualizações: 159
A Justiça do Mato Grosso determinou a suspensão imediata das obras da usina hidrelétrica de Colíder, que está sendo construída no rio Teles Pires. A concessão da usina pertence à estatal paranaense Copel, que está investindo mais de R$ 1 bilhão no projeto e tem como parceiros as construtoras J. Malucelli, CR Almeida e as empresas de engenharia Engevix e VLB Engenharia.

De acordo com decisão da juíza Anna Paula Gomes de Freitas, as obras só podem ser retomadas depois da elaboração, aprovação, implementação e execução de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos da obra. A ação foi promovida pelo Ministério Público que constatou irregularidades no local, como lançamento do lixo a céu aberto, sem tratamento, separação ou disposição adequada.

A energia da hidrelétrica foi leiloada no ano passado e a Copel se sagrou vencedora do leilão com uma proposta considerada agressiva no mercado, pelas condições de construção da usina. O MWh ficou por R$ 102 com deságio de 10%. A estatal paranaense vivia momento de transição política na época, em função das eleições para o governo do estado, e tinha como meta na época expandir sua atuação para fora do Paraná.
 
Depois de anos sem fazer grandes investimentos, o projeto marcaria uma nova fase na companhia. Já no fim do ano a companhia foi comedida no leilão da usina de Teles Pires, que acabou sendo arrematada pela Neoenergia.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19