Energia

Falha em transmissão provoca apagão em quatro regiões do Brasil

Agência Reuters
05/09/2011 12:59
Visualizações: 152
Uma falha em quatro linhas de transmissão desligou toda a parte brasileira da hidrelétrica binacional de Itaipu na sexta-feira (2), afetando estados em quatro das cinco regiões do país.

A falha ocorreu às 16h43 nos quatro circuitos, entre a usina e Foz do Iguaçu, desligando automaticamente uma carga de 5.700 megawatts (MW), informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) por meio da assessoria de imprensa.

A usina de Itaipu informou em nota que não foi responsável pela falha no fornecimento de energia. De acordo com a hidrelétrica, "a operação da transmissão não é de responsabilidade da empresa".

Segundo a usina, a falha foi causada por um problema no reator da linha de transmissão em 765 kilovolts (kV) que liga Foz do Iguaçu a Ivaiporã, provocando um curto-circuito.

Em consequência, houve desligamento automático da linha "e de todas as linhas que interligam o setor ... da usina de Itaipu com a subestação de Foz do Iguaçu". O defeito teria deixado as turbinas do setor "girando em vazio", ou seja, sem ter como transmitir a energia.

Do total de 5.700 MW, estima-se que a perda de carga foi de 2.200 MW, segundo o ONS, que reavaliou os dados - o que significa que uma parte foi recomposta com outras usinas em funcionamento. Inicialmente, a projeção do operadora era de 3 mil MW de perda de carga.

Dos 2.200 MW, 1.200 MW perdidos foram na região Sudeste, 200 MW no Centro-Oeste, 200 MW entre Acre e Rondônia, no Norte, e 600 MW na região Sul. O Brasil operava com cerca de 61.300 MW. Na primeira avaliação, o operador havia informado que Mato Grosso do Sul e todos os estados do Sul e do Sudeste haviam sido afetados.

O sistema começou a ser recomposto às 17h01, segundo Itaipu, atingindo o valor máximo solicitado pelo ONS às 18h. O ONS informou que às 17h11 o sistema estava restabelecido.

A usina é compartilhada por Brasil e Paraguai. Pelo Tratado de Itaipu, cada país tem direito a 50% da energia da usina de 14 mil megawatts (MW). O Paraguai, porém, não utiliza toda a sua parte e vende o excedente ao Brasil.

Em novembro de 2009, um blecaute deixou 18 estados sem energia por pelo menos quatro horas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20