Comércio Exterior

Fabricantes de tubos querem salvaguardas contra China

Valor Econômico
18/11/2005 02:00
Visualizações: 20

Os fabricantes brasileiros de tubos de aço poderão ser mais um setor da economia a solicitar ao governo a abertura de processo de salvaguardas contra a China. Duas importações recentes de tubos chineses feitas por empresas do Ceará e Pernambuco, por preços inferiores aos praticados no mercado interno, estão causando preocupação na indústria. Há receio de que o produto chinês provoque a desorganização do mercado interno.

O assunto vem sendo estudado pela Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal (Abitam). O diretor-executivo da Abitam, José Adolfo Siqueira, disse que a decisão de solicitar a ação poderá se basear na ameaça de as importações chinesas de tubos causarem dano à indústria nacional. A possibilidade é prevista no decreto que instituiu as salvaguardas contra a China, lembrou.

O temor dos fabricantes brasileiros de tubos de aço ganhou força por dois fatos ocorridos este ano. Em janeiro, a Rússia abriu processo de investigação de salvaguardas contra tubos chineses. Em agosto, foi a vez dos EUA iniciarem processo semelhante contra tubos com costura comuns, produzidos na China. Nos dois casos, ainda é esperada uma decisão final.

Caso Rússia e EUA adotem medidas de defesa comercial contra os tubos chineses, a China irá buscar outros mercados, provocando o que no jargão comercial se chama de "desvio de comércio".

A China tem capacidade para produzir cerca de 15 milhões de toneladas de tubos com costura por ano e, em 2005, deve produzir 11,2 milhões de toneladas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.