Internacional

ExxonMobil, ChevronTexado e Shell assinam acordo sobre recursos de gás na Austrália

O acordo vai prover acesso a 11 campos ná área de Grater Gorgon, no oeste australiano. A participação acionária das empresas será de 50% para a ChrevronTexaco que também é operadora e o restante dividido em 25% para ExxonMobil e 25% para Shell.

Redação
06/04/2005 03:00
Visualizações: 36

A ExxonMobil Corporation anunciou nesta terça-feira (05/04) que suas subsidiárias, Mobil Exploration and Producing Australia Pty Ltd e Mobil Australia Resources Company Pty Limited, assinaram acordos com as subsidiárias da ChevronTexaco e a Shell resultando em uma nova estrutura de propriedade para os projeto Gorgon e os Grater Gorgon, de recursos de gás offshore, no oeste da Austrália.
Este acordo vai prover acesso a 11 campos de gás na área de Greater Gorgon, incluindo Gorgon e Jansz, contendo um total estimado de recursos recuperáveis superiores a 40 trilhões de pés cúbicos de gás natural. Estes recurso vão suprir o projeto Gorgon e ajudar a assegurar que estes campos possam ser desenvolvidos de forma mais eficiente técnica e economicamente. Isso vai acrescentar a comercialidade do projeto Gorgon para viabilidade do aumento dos recursos de gás.
A partir do acordo, a nova estrutura de participação do projeto Gorgon será: 50% para ChevronTexaco, que será a operadora; 25% para ExxonMobil e 25% para a Shell.
A permissão do governo e o procedimento de aprovação para o desenvolvimento de Gorgon está em trâmite e a fase de engenharia e design de abastecimento são esperados para começar este ano. 
A Gorgon Joint Venture está agilizando os processos ambientais e de permissão para a instalação de infra-estrutura de gás natural liqüefeito (GNL) e gás doméstico na Ilha de Barrow. 
"As atividades de marketing para o projeto de Gorgon estão avançadas. Isso representa uma outra oportunidade significativa de desenvolvimento de gás para a ExxonMobil e uma importante marco para o desenvolviemnto exitoso do projeto de LNG de Gorgon, um projeto que está detinado a ser uma grande contribuição para a economia australiana, sobretudo do oeste do país", disse Mark Nolan, presidente da ExxonMobil Australia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20