Agroenergia

Exportação brasileira de etanol vem aumentando, diz relatório

Agência Brasil
02/06/2006 03:00
Visualizações: 117

A exportação de etanol pelo Brasil vem aumentando desde 2002, e chegou a 2,6 bilhões de litros em 2005. Os dados são do relatório final do Programa Brasileiro de Agricultura Energética, apresentado nesta quinta-feira (01/06) pelo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Linneu Costa Lima, a representantes do Banco de Cooperação Internacional do Japão.

Os japoneses pretendem investir R$ 1,2 bilhão no programa brasileiro de agroenergia, voltado para a produção de etanol e biodiesel. O interesse do Japão segue a tendência apontada pelo relatório de crescimento da demanda mundial de etanol. No período de 2004 a 2005, o consumo do produto passou de 3 bilhões de litros para 6 bilhões de litros.

Quanto ao biodiesel, produzido com sementes como girassol, dendê e pinhão, o relatório constata que ainda falta ao Brasil a infra-estrutura necessária para apoiar desde a produção agrícola até a produção do biodiesel.

De acordo com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, é interessante para o Brasil que outros países também consumam e produzam os biocombustíveis. "Para tornar esse produto uma commoditie, precisamos ter padrões, referências e regras universais e mais países produzindo e consumindo".

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13