Gás

Executivos debatem alternativas para abastecimento e as bases para a auto-sustentabilidade

Objetivo do 2º Fórum Gás Brasil é avaliar o cenário nacional do gás natural e os principais obstáculos para o seu desenvolvimento, desde a exploração, transporte, distribuição, consumo, aspectos regulatórios e comerciais.

Da Redação
22/11/2006 02:00
Visualizações: 131

Petrobrás e parceiros devem investir US$ 22,4 bilhões na cadeia do gás natural no período de 2007 a 2011. A informação foi dada pelo gerente geral de Estratégia e Gestão de Porfolio de E&P-Brasil da Petrobras, Hugo Repsold, nessa quarta-feira (22), durante o 2º Fórum Gás Brasil.

Segundo Repsold, as metas da estatal para o setor são ampliar os investimentos em infra-estrutura de escoamento, aumentar a participação do gás natural nas reservas nacionais de petróleo – que hoje é de 15% - com a exploração de horizontes mais profundos nas bacias de Santos e do Espírito Santo e superar os números da produção, atingindo 70 milhões de m3/dia em 2011.

“O gás que antes não era uma prioridade, agora apresenta grandes resultados para a companhia. O desafio está em construir o mercado spot acreditando no crescimento dentro de uma perspectiva racional. Os problemas tecnológicos devem ser enfrentados com pesquisa, testes, mantendo os cronogramas”, comentou. “Hoje a demanda do mercado se desenvolve muito mais rápido do que a oferta”.

Promovido pelo International Business Communications (IBC), o 2º Fórum Gás Brasil acontece até a sexta-feira (24) no Sheraton Rio Towers, Rio de Janeiro. O Fórum consagrou-se no ano passado como um importante evento de gás natural direcionado ao mercado brasileiro. Sua programação é focada para a solução e debate de problemas nacionais, como alternativas para o abastecimento e implantar as bases para a auto-sustentabilidade do setor no país.

O objetivo do evento, que convoca executivos de toda a América Latina, é reunir empresas, associações e órgãos públicos para avaliarem o cenário nacional do gás natural e os principais obstáculos para o desenvolvimento deste mercado, desde a exploração, transporte, distribuição, consumo, aspectos regulatórios e comerciais. Participam nesse ano, dentre outras, Abegás, ANP, BNDES, BR Distribuidora, Flumar, Gas Energy, Gaffney Cline, Standard & Poors e Petrobras.

Durante três dias, serão ministradas palestras que discutirão temas como a nova Lei do Gás, a matriz energética nacional, a evolução do processo de regulamentação e analisarão a oferta e a demanda do mercado brasileiro.

Também estão na pauta do evento as conclusões das negociações de gás natural com a Bolívia, a exploração de novas reservas nacionais, os cenários alternativos aos planos de investimento, as propostas de institucionalização regulatória, a expansão das malhas de transporte e distribuição, dentre outros assuntos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19