acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Produtos e Serviços

Executivo apresenta a Hill Internacional e seu portfólio de serviços

04/05/2015 | 14h47
Executivo apresenta a Hill Internacional e seu portfólio de serviços
Divulgação / Marcello Guimarães, vice-presidente de Óleo e Gás da ... Divulgação / Marcello Guimarães, vice-presidente de Óleo e Gás da ...

A TN Petróleo realizou uma entrevista exclusiva com Marcello Guimarães, vice-presidente de Óleo e Gás da Hill Internacional, líder global em serviços de gerenciamento de projetos e consultoria em claims/pleitos em construções. Com sede em New York (EUA), a empresa conta com cerca de 4.600 profissionais em todo o mundo com escritórios distribuídos em 35 países.

Presente no Brasil, onde fica sua sede e a vice-presidência de Óleo e Gás, a empresa atua em atividades do segmento onshore e offshore, FPSOs, apoio a plataformas de exploração estabelecidas no Rio de Janeiro, próximo aos principais players do segmento.

TN - Como funciona a metodologia de implantação da ferramenta Project Management Office (PMO)? De que forma ela pode trazer ganhos estratégicos para as petroleiras e fornecedoras de serviço na indústria de óleo e gás?

Marcello Guimarães -
O PMO é uma importante técnica de gestão estruturada no PMBOK que, em português, corresponde à Escritório de Projetos ou Escritório de Gerenciamento de Projetos; na prática representa uma área organizacional que é responsável pelas atividades gerenciais e estratégicas necessárias para que os projetos sejam realizados com sucesso. O PMO, de forma mais abrangente, tem a capacidade de gerir e integrar com sucesso as principais vertentes do gerenciamento de projetos, que são escopo, custos, riscos e planejamento executivo, no que diz respeito ao cumprimento das premissas originais, viabilidade e lucratividade do projeto e que muitas vezes não são cumpridos de forma estrita, causando perda de resultado ou em alguns casos causando sérias perdas para as companhias envolvidas. No âmbito do PMO, além das ferramentas tradicionais a Hill confere o diagnóstico de situação que possibilita a estruturação de Claims e Contra-Pleitos como forma de assegurar a responsabilização ao causador da situação de desconformidade. Isso atribui segurança técnico-contratual, Governança e não menos importante, uma visão externa e independente, portanto sem conflito de interesses provendo reporte seguro e confiável aos acionistas que podem ter a real dimensão da situação corrente dos projetos em curso, podendo tomar decisões importantes e em alguns casos inadiáveis com base em informações independentes recebidas, antes que seja um quadro já não mais possível de ser mudado. Desta forma, a HILL International, com expertise mundial na implantação de PMO, Governança, Compliance e apoio para a Gestão Contratual de Empreendimentos complexos nos segmentos de construção pesada - incluindo a indústria de óleo e gás - proporciona às empresas significativas sinergias de alto valor para a condução de seus negócios.


Quais são os serviços de consultoria que a empresa presta na área de energia (mais especificamente, óleo e gás)? Como se dá o apoio em atividades offshore? De que forma a empresa atua na construção de FPSOs?

Abaixo segue resumo dos serviços prestados pela HILL:

* Orçamentação e/ou Re-orçamentação de Empreendimentos de médio e grande porte no segmento de Construção e Montagem Industrial, com grande expertise em Óleo & Gás;
* Análise crítica e implementação de Controle e Gestão de Custos de Empreendimentos EPC (BSC - Balanced Scorecard);
* Consultoria na Implementação de Compliance, Governança Corporativa e Gestão de Riscos de Construção;
* Gerenciamento de Projetos – PMO, focado em Administração Contratual, tanto junto ao Cliente Final quanto à Fornecedores (Análise / Elaboração e Validação de Contra Pleitos);
* Consultoria na Elaboração e/ou Avaliação Técnica e de Custos de Claims;
* Suporte Técnico / Assessoria em Arbitragens e Resolução de Litígios Contratuais.

Na área de Offshore, a HILL tem atuado em contratos de resolução de conflitos, assistência técnica a arbitragens e na condução de de implantação de PMO e Gestão de Administração Contratual corretivo e preventivo para diversos players no mercado de OG.


O que diferencia os serviços de gerenciamento de projetos da Hill Internacional no mercado?

A Hill Internacional, sediada em Marlton, NJ, EUA, é uma companhia que atua desde 1976 como leading player na indústria mundial de construção pesada, especialmente como leading construction risk advisory, sendo uma companhia listada na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e totalmente comprometida com os mais altos padrões de governança e excelência técnica na execução dos seus serviços, com marcada participação nos maiores projetos de engenharia industrial e construção pesada no mundo, tendo dentre seus clientes habituais as maiores companhias petroleiras do mundo.

O trabalho sempre é desenvolvido a partir de um diagnóstico de situação com base nas necessidades do cliente, sob um enfoque taylor made, já que cada empresa possui suas particularidades e, para isso, contamos com um background que possibilita que todas as variáveis sejam analisadas de forma dinâmica e em conjunto, obtendo-se um produto final (com base no escopo de trabalho definido pelo cliente), que é um material consistente que permite o embasamento apropriado e a consequente segurança para o cliente quando da tomada de decisão, frente as situações problema.

Buscando sempre apoiar seus clientes, oferecendo-lhes o que há de melhor e mais avançado em soluções, a Hill conta com a uma mão de obra globalizada, multidisciplinar, profundamente especializada nas questões técnicas relacionadas a Claims, Governança e Compliance, inclusive com extremo conhecimento da realidade do mercado de óleo e gás brasileiro e dos principais players no segmento de infraestrutura.


A Hill conta hoje com 4.600 profissionais de consultoria e gestão em 100 escritórios em todo o mundo, cada um com seu conhecimento e expertise local dos seus respectivos mercados, clientes, bem como o seu tipo específico de projeto, normas aplicáveis, cultura e mentalidade globalizada.

Na América Latina a empresa e sediada em São Paulo por meio do nosso SVP Felipe Gutierrez que tem conduzido um impressionante e consistente programa de expansão das atividades da HILL e crescimento do portfólio de serviços como um todo, o que pode ser visto em mais detalhes em nosso site (www.hillintl.com). Já as operações no segmento de Óleo e Gás são lideradas por mim, porém a partir do Rio de Janeiro para o Brasil e para a América Latina.


O portfólio da empresa contempla quais empresas do setor no Brasil? Como você vê a importância da empresa no mercado brasileiro?

A HILL atua nos segmentos de:

- Óleo & Gás e Energia – FPSOs, Plataformas de Exploração e Produção de Petróleo, Refinarias, Petroquímicas, Plantas de Gás Natural, Instalações de cogeração, Usinas Hidrelétricas e Nucleares, Energias Renováveis;

- Infraestrutura em Geral – Transportes, Aeroportos, Pontes, Portos, Ferrovias, Estradas e Rodovias, Túneis

- Indústrias em Geral e Edificações

A HILL apresenta um portfolio de soluções, construído com base nas premissas conceituais de antecipar os problemas, de forma a atribuir valor estratégico, alto padrão de governança e de compliance nas operações em curso, em especial na prevenção ou tratamento de claims, independente da fase em que se encontrem, com aconselhamento técnico especializado independente em questões técnicas-contratuais objeto de disputa nos contratos de EPC, em todas as suas fases, o que da forma que se encontra o mercado brasileiro neste momento é extremamente eficiente a prestação dos serviços especializados da HILL.



Fonte: Redação TN Petróleo
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar