Siderurgia

Evento técnico da ABM debaterá sobre recursos humanos para a siderurgia

Com a recuperação da economia brasileira e mundial, aliada aos projetos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíada), exploração do petróleo na camada do pré-sal e de infraestrutura do Governo (PAC e Minha Casa, Minha Vida), a siderurgia está confiante em um aumento significativo na demanda por pr

Redação
30/04/2010 14:38
Visualizações: 113
Com a recuperação da economia brasileira e mundial, aliada aos projetos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíada), exploração do petróleo na camada do pré-sal e de infraestrutura do Governo (PAC e Minha Casa, Minha Vida), a siderurgia está confiante em um aumento significativo na demanda por produtos siderúrgicos.


Somente os projetos relacionados aos dois eventos esportivos devem aumentar o consumo de aço em 8 milhões de toneladas, entre 2010 e 2016, segundo o IABr - Instituto Aço Brasil, e a previsão é encerrar o ano com uma produção de 33,2 milhões de toneladas de aço bruto, próximo ao resultado de 2008 (33,7 milhões de toneladas).


A ameaça a esse horizonte otimista, hoje e no futuro, é a crescente carência de recursos humanos qualificados para operar o parque industrial. Atenta a essa problemática, a Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais – ABM incluiu na programação do 41º Seminário de Aciaria – Internacional uma mesa-redonda para discutir o tema ‘Necessidades de Recursos Humanos e Retenção de Talentos na Siderurgia’.


O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de maio, em Resende (RJ), nas dependências da Aman - Academia Militar das Agulhas Negras. Para falar sobre os impactos da qualificação profissional na competitividade do setor, participa da mesa-redonda o vice-presidente de Recursos Humanos da Arcelor Mittal, Vanderlei Raffi Schiller.
 
Também já confirmou presença, o consultor sênior do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcelo de Matos, que apresentará as principais tendências do setor siderúrgico versus perfil profissional. O professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Américo T. Bernardes, abordará o tema ‘Formação de bases de dados sobre a oferta e demanda de competências’.


A programação técnica do 41º Seminário de Aciaria – Internacional prevê a apresentação de 79 trabalhos das siderúrgicas e academia, envolvendo as áreas de Aciaria Elétrica, Aciaria a Oxigênio, Metalurgia Secundária e Solidificação / Lingotamento.


Mais informações na página do evento: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/aciaria/2010/
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13