Petrobras- 213x420
acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia

Evento reúne setor para debater comercialização de energia eólica no mercado livre

17/11/2011 | 11h09
Após o sucesso do setor eólico nos leilões de agosto, a energia dos ventos ganha impulso para entrar em novos mercados. Para debater a comercialização de energia eólica no Mercado Livre, a IBC vai promover uma conferência em São Paulo, entre os dias 29 e 30 de novembro. Participam do encontro representantes da Abeeólica, Aneel, EPE, ONS, Anace, Abiape, Engenho e GE Wind, entre outras.
 

As regiões Nordeste e Sul são os pólos nacionais de geração de energia eólica. Lá estão 98% das usinas em operação e, graças às condições climáticas, as duas regiões devem continuar atraindo os investimentos no setor. Para falar sobre as principais questões regulatórias e analisar a viabilidade e competitividade da energia eólica no Mercado Livre, a IBC convidou o presidente da Abeeólica, Ricardo Simões, e o especialista em regulação da Aneel, Fábio Stacke.
 

A atualização dos participantes quanto às oportunidades, limitações e peculiaridades da comercialização de energia eólica no Mercado Livre ficará a cargo de Leontina Pinto, especialista de diretoria da Engenho. Outra análise importante no encontro será a garantia física do parque eólico nacional, e será conduzida pelo diretor de estudos de energia elétrica da EPE, José Carlos Miranda.
 

Atualmente o país tem 57 parques eólicos que somam 1.123 MW de potência instalada. Outros 30 parques estão em construção e vão gerar até 819,4 MW. No total, o Brasil terá 7.231 MW instalados em usinas eólicas ao final de 2014. Os desafios de conexão dos parques eólicos à rede elétrica serão debatidos pelo diretor geral da ONS, Hermes Chipp.
 

No segundo dia do encontro, a IBC vai reunir o presidente da Abiape, Mario Luiz Menel da Cunha, e o diretor presidente da Anace, Carlos Faria, para mostrar a visão dos grandes consumidores sobre a contratação da energia eólica. Em pauta, as perspectivas de custo de contratação da eólica no curto e médio prazos, a entrega e complementariedade com outras fontes, além dos benefícios de imagem associados ao uso de energia eólica.
 

Encerra o encontro um workshop dedicado à análise da viabilidade financeira da implantação de parques eólicos destinados ao Mercado Livre. A sessão terá a participação da superintendente de subscrição de riscos da seguradora JMalucelli, Tatiana Schmitt Dotaf.
 

A Conferência sobre Comercialização de Energia Eólica no Mercado Livre é uma iniciativa da IBC com o apoio técnico da Abeeólica, além do apoio institucional de várias entidades do setor. As informações estão no site www.informagroup.com.br/eolica e na Central de Atendimento, pelo telefone 11-3017-6808


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar