Rio Pipeline 2013

Evento encerra edição com mais de 2.200 visitantes

Redação TN
26/09/2013 20:37
Evento encerra edição com mais de 2.200 visitantes Imagem: TN Petróleo Visualizações: 96

A edição 2013 da Rio Pipeline foi encerrada a pouco no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. Participaram da conferência cerca de 950 pessoas. Ao todo, passaram pelos 150 estandes das empresas expositoras mais de 2.200 pessoas até a tarde desta terça-feira (26).

Os desafios técnicos e legais para escoamento da produção dos novos campos de óleo e gás, atendimento à regulação da atividade dutoviária em diferentes países, inovação tecnológica, resposta a emergências em dutos e terminais, entre outros, foram destaque no evento.

"A Rio Pipeline está definitivamente consolidada com um dos mais importantes fóruns da comunidade internacional de dutos. Estamos confiantes que todos sairão deste avento com uma visão dos desafios e oportunidades que essa indústria tem nas áreas de petróleo, gás e combustíveis", afirmou Milton Costa Filho, secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP).

Uma novidade desta edição foi a primeira competição de trabalhos para estudantes e o Programa Profissional do Futuro, que teve como objetivo atrair jovens profissionais para a indústria, visando atender a desafiadora demanda por mão de obra qualificada. Mais de 400 estudantes, de 15 diferentes universidades, participaram.

Na cerimônia de encerramento, foram entregues menções honrosas para trabalhos técnicos apresentados na feira. Ao todo foram apresentados 200 trabalhos de 17 temas diferentes. O vencedor foi João Ricardo Castro Neto, da LabPetro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o trabalho "Cutting-edge, multi-user, stereoscopic system for virtual inspection of pipes".

O Calgary Award, principal prêmio da Pipeline, foi recebido pelo engenheiro de equipamentos da Petrobras Gilmar Zacca pelo trabalho "Weldin and heat treatment of heavy wall API 5L X65 sour service pipes", também de autoria de Marcy Saturno de Menezes, Andrês Fabrício Fischdick Acuña e Edgar Schneider, da Petrobras, e Thiago Luiz da Silveira, da SACS Construção e Montagem, e Celso Ribeiro de Araújo, da ACV Tecline. 

Na ocasião, Madiha Kotb, presidente da ASME (American Society of Mechanical Engineers), informou que já estão abertas as chamadas de trabalhos para o International Pipeline Conference (IPC) 2014, que será realizado em Calgary no Canadá. Kotb homenageou ainda pela ASME o engenheiro Marcelino G. Gomes, da Petrobras, pelas suas contribuições à indústria dutoviária mundial.

A próxima edição da Rio Pipeline será realizada nos dias 22 a 24 de setembro de 2015.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19