Ano Internacional da Química

Evento é lançado no Rio de Janeiro

Instituído pela UNESCO para celebrar as grandes descobertas e os avanços tecnológicos da Química, teve início, oficialmente no Brasil, nesta quarta-feira (23), em solenidade de abertura na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, o Ano Internacional da Química (AIQ).

Redação
24/03/2011 13:51
Visualizações: 126
Instituído pela UNESCO para celebrar as grandes descobertas e os avanços tecnológicos da Química, teve início, oficialmente no Brasil, nesta quarta-feira (23), em solenidade de abertura na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, o Ano Internacional da Química (AIQ).

Com o tema “Química para um Mundo Melhor”, o AIQ comemora o centenário do Prêmio Nobel de Química, concedido à cientista polonesa Marie Curie, e tem como objetivo mostrar a importância dessa ciência para a humanidade, visando aumentar o interesse dos jovens pelo estudo da química.

Promovido no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Conselho Federal de Química (CFQ) e suas divisões regionais (CRQs), o AIQ irá incentivar os trabalhos científicos dos profissionais da área de Química no Brasil, divulgar as questões de educação para ciências e a pesquisa nas universidades, além de destacar a atuação responsável e inovadora da indústria química no País.

Segundo Claudia Rezende, Coordenadora do AIQ no Brasil e professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento irá contribuir para o estreitamento da cooperação internacional, servindo de referência em informação para as atividades desenvolvidas por associações nacionais de química, instituições, universidades, indústria, governos e organizações não governamentais. “Serão organizadas diversas ações de divulgação científica, com a intenção de despertar no jovem o interesse por ciência, especialmente a Química, além mostrar que ela está presente no cotidiano da população, em tudo que consumimos”, destaca Claudia.

“A celebração do Ano Internacional da Química é uma excelente ocasião para reconhecermos e valorizarmos a contribuição da química, e de nossa indústria, para o desenvolvimento da sociedade, os avanços tecnológicos e a qualidade de vida das pessoas”,  afirmou Michael Pronin, Presidente para América Latina da Clariant, uma das empresas patrocinadoras do evento.

“Acreditamos na força da ‘Química para um Mundo Melhor’, investimos em soluções inovadoras e somos guiados pelos valores fundamentais da ética, responsabilidade social e ambiental. Temos grande satisfação de participar ativamente dos desafios da química para o futuro e do fortalecimento da indústria química em nosso país e na América Latina”, disse Michael Pronin.  

“Reconhecer o quanto a química faz parte do nosso cotidiano é garantir a nossa própria sustentabilidade como cidadãos. Afinal, ela está presente na prevenção, alívio e cura de doenças, no fornecimento suficiente de alimentos de alta qualidade, além de trazer contribuições significativas nas áreas de eficiência energética e de recursos, mobilidade e habitação”, avaliou Theo van der Loo, presidente do Grupo Bayer no Brasil, empresa patrocinadora da iniciativa. O executivo complementou: “Ciência para uma Vida Melhor. Essa é nossa promessa perante a sociedade. Buscamos e fornecemos novas soluções para enfrentar os grandes desafios globais e a química nos acompanha em todos os nossos processos”.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19