Etanol

EUA farão Petrobras ampliar projetos

Agência Estado
05/03/2007 03:00
Visualizações: 77

O acordo entre Brasil e EUA no mercado de álcool pode levar a Petrobras a rever seu planejamento estratégico para o setor, que hoje prevê investimentos de até US$ 2,4 bilhões para exportar 3,5 bilhões de litros a partir de 2011. De acordo com o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, os projetos em estudo atualmente vislumbram apenas o abastecimento do incipiente mercado japonês e terão de ser ampliados se o álcool brasileiro ganhar mais espaço na matriz de combustíveis americana. "Se as conversas com os EUA prosperarem, teremos de ampliar o projeto, com a construção de novos dutos."

Os planos da empresa hoje compreendem a participação acionária em até 40 novas usinas, a construção de uma rede de transporte para exportação de álcool de regiões produtoras no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul e de terminais de recebimento do produto no Japão. O projeto vem sendo tocado com a trading japonesa Mitsui e terá apoio do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). As duas empresas avaliam a participação com até 15% do capital em 40 usinas, um investimento de US$ 8 bilhões.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13