IBGE

Etanol impulsiona safra recorde em 2008

Jornal do Commercio
09/09/2008 07:20
Visualizações: 31

A safra nacional de grãos deverá totalizar 145,1 milhões de toneladas em 2008, informou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa prevê volume recorde para a safra, que pela projeção, será 9% maior do que as 133,1 milhões de toneladas verificadas em 2007. Esse volume é apenas 4.410 toneladas maior que a previsão de julho. Essa variação é considerada pelo IBGE apenas como uma virtual estabilidade.

 

O aumento do consumo de etanol impulsionou a safra do milho e da cana-de-açúcar, que vão chegar a volumes recorde em 2008. A produção de milho vai contribuir, sozinha, com 40,4% da safra total de grãos. A colheita dessa cultura deverá alcançar 58,57 milhões de toneladas, com aumento de 13% ante a safra anterior.

 

O gerente de agricultura do IBGE, Mauro Andreazzi, lembra que a expansão da produção de etanol nos Estados Unidos está elevando os preços no mercado internacional e estimulando os produtores brasileiros. Do total da atual safra brasileira de milho, cerca de 14,5 milhões serão destinadas à exportação.

 

Até dois anos atrás, a safra do produto no País estava ajustada ao consumo interno, mas o aumento da destinação do milho para o etanol nos EUA abriu espaço para o produto no mercado internacional.

 

Um dos principais destaques da safra atual é a perda de participação da soja para o milho no total produzido no País. A soja permanece como principal produto da safra nacional, com 41,3% do total, mas perdeu fatia em relação à safra anterior, quando tinha 43,5%.

 

Por outro lado, o milho elevou sua participação de 39% para 40,4%. De qualquer modo, os dois produtos apresentam produção recorde e aumento da safra em 2008 ante o ano anterior.

 

No que diz respeito à soja, a produção total será de 59,99 milhões de toneladas, com acréscimo de 3,5% ante o ano anterior.

 

Também impulsionada pelo etanol, a safra de cana-de-açúcar - contabilizada a parte da safra de grãos - deverá alcançar 591,4 milhões de toneladas, com aumento de 14,7% ante a safra passada.

 

O volume é recorde na série do LSPA, iniciada em 1990. Andreazzi disse que 60% da safra de cana já está colhida. Ele atribui o aumento na produção dessa cultura ao incremento na venda de carros flex, que representam hoje 85% dos veículos novos comercializados no país.

 

A área colhida da cana este ano deverá chegar a 7,6 milhões de hectares, com aumento de 13,8% ante a safra anterior. Segundo ele, a expansão da cana é "reflexo dos novos projetos que estão sendo implantados no país para atender a demanda de álcool".

 

O gerente ressalta também que a maior parte da produção está voltada para o mercado doméstico já que, apesar do crescimento das exportações nos últimos anos, o mercado externo ainda é bastante restrito, em decorrência das barreiras protecionistas impostas por alguns países.

 

De acordo como IBGE, o Estado de São Paulo é responsável por 57% da produção brasileira de cana e colherá este ano 337,1 milhões de toneladas, com crescimento de 14,1% na produção em relação a 2007. No entanto, a região Centro-Oeste é a que mais cresce, com aumentos nos Estados de Mato Grosso do Sul (39,5% ante 2007), Goiás (29,9%) e Mato Grosso (9,2%). Andreazzi adiantou que a primeira estimativa de safra agrícola do instituto para 2009 será apresentada no levantamento (LSPA) de outubro, que será divulgado no início de novembro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20