Petrobras

Etanol e tecnologia brasileira chegam à Antártica

O etanol, fornecido pela Petrobras, e o motogerador da Vale Soluções em Energia (VSE) chegaram à Antártica. Os equipamentos, que partiram do Brasil em outubro, estão sendo desembarcados na Estação Antártica Comandante Ferraz, da Marinha. Com a chegada do material, terá início um programa c

Agência Petrobras
04/11/2011 19:52
Visualizações: 86
O etanol, fornecido pela Petrobras, e o motogerador da Vale Soluções em Energia (VSE) chegaram à Antártica. Os equipamentos, que partiram do Brasil em outubro, estão sendo desembarcados na Estação Antártica Comandante Ferraz, da Marinha. Com a chegada do material, terá início um programa científico que tornará o Brasil o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia no continente antártico.

A iniciativa faz parte de acordo de cooperação científico-tecnológico entre a Petrobras, a Vale Soluções em Energia (VSE) e a Marinha do Brasil. A Petrobras fornecerá os 350 mil litros de etanol necessários à operação e, por meio de acompanhamento tecnológico, validará a utilização do etanol em condições de baixa temperatura. A companhia reforça, com mais essa ação, sua atuação de vanguarda no uso de etanol para produção de energia elétrica.

O motogerador a etanol é produzido pela empresa VSE - Vale Soluções em Energia S.A., uma sociedade entre a Vale e o BNDES, que desenvolveu uma tecnologia totalmente nacional para que motores pesados possam gerar energia limpa, usando etanol sem qualquer tipo de aditivo. O sistema inclui um sofisticado equipamento de controle e comando via internet.

Após a montagem do equipamento, terá início um programa científico de avaliação para assegurar que todos os requisitos de segurança operacional estejam adequados às rigorosas condições impostas pelo clima antártico.

O projeto é beneficiado pela Lei da Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que promove e incentiva o desenvolvimento de produtos e processos inovadores voltados para atividades de pesquisa.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19