Mapeamento

Estudo geológico do leste africano destaca capacidade da região para atividades de óleo e gás

A Astrium GEO-Information Services informou hoje que acaba de concluir um estudo exclusivo de interpretação geológica da área que compreende o Grande Vale do Rift, um complexo de falhas tectônicas contínuas com aproximadamente 5 mil quilômetros de extensão e que se estende desde a montanha d

Redação
17/05/2011 16:41
Visualizações: 24
A Astrium GEO-Information Services informou hoje que acaba de concluir um estudo exclusivo de interpretação geológica da área que compreende o Grande Vale do Rift, um complexo de falhas tectônicas contínuas com aproximadamente 5 mil quilômetros de extensão e que se estende desde a montanha de Kilimajaro, na Tanzânia, até o Mar Vermelho.

 

É o primeiro estudo contendo um conjunto de dados geográficos integrados no qual é possível notar o potencial da região para a prospecção de hidrocarbonetos e a identificação de vazamentos naturais de óleo na superfície do solo, sendo um ponto de partida para atividades de Pesquisa & Desenvolvimento por parte de empresas de petróleo, gás e mineração.

 

A partir das informações coletadas por meio de satélites de observação da Terra, dotados de sensores ópticos e por radar, foi possível extrair uma base de dados de uma extensão de 4,5 milhões de km2, que inclui os maiores lagos da região. Uma das conclusões foi que o escoamento do petróleo ocorre predominantemente nos extensos lagos na parte ocidental do Vale do Rift, tais como os lagos Albert, Edward e Tanganyika. Também foram gerados mapas impressos em uma escala de 1:500.000. O mapeamento envolve os seguintes países: Eritreia, Djibouti, Somaliland, Etiópia, Uganda, Quênia, Malawi, Ruanda, Burundi, Tanzânia e Moçambique.

 

“O Vale do Rift Africano é cada vez mais visto como uma região com amplo potencial para exploração de óleo e gás, especialmente por conta das recentes descobertas de jazidas no Albertine Rift e na Tanzânia. Os dados fornecem uma interpretação consistente sobre a geologia de superfície e a localização do vazamento desses hidrocarbonetos na região. Trata-se do primeiro estudo no formato digital para esta parte da África Oriental, que disponibilizará informações precisas e confiáveis para um grande número de pessoas”, explica Pierre Duquesne, diretor-geral da Astrium GEO-Information Services no Brasil.

 

Com mais de 25 anos de atuação no mercado de sensoriamento remoto, a Astrium GEO-Information Services é especialista no fornecimento de produtos e serviços de observação da Terra e informação geográfica, que são utilizados por governos, empresas e ONGs como ferramentas de inteligência para aplicações nas áreas de energia, mineração, agricultura e meio ambiente, engenharia e infraestrutura, planejamento urbano, defesa e segurança pública, entre outras.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19