UniSim Design Challenge

Estudantes brasileiros vencem prêmio internacional de engenharia química da Honeywell

Redação / Assessoria
24/06/2015 13:32
Estudantes brasileiros vencem prêmio internacional de engenharia química da Honeywell Imagem: Divulgação Visualizações: 119

Dois estudantes brasileiros de engenharia química foram os vencedores do prêmio anual UniSim Design Challenge, da Honeywell (NYSE: HON) Process Solution. No projeto foi utilizado um software de simulação para mostrar como os poluentes podem ser removidos de água contaminada.

Mariana Kaori Kobayashi Cunha, aluna de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e Herbert Senzano Lopes, estudante de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveram uma solução que mostra como é possível tratar a água usada na exploração de petróleo e gás e reutilizá-la de diferentes formas, incluindo o consumo humano. Os alunos foram orientados pelo professor Galo Carrillo Le Roux, da USP.

“A preservação do meio ambiente e a conformidade com as regulamentações são muito importantes para os nossos clientes, e o projeto vencedor deste ano mostra como a tecnologia UniSim pode ajudar a resolver sérios problemas para a indústria de automação de processos”, afirma Ali Raza, vice-presidente de Soluções Avançadas da divisão de HPS. “Criar processos de exploração e produção ecologicamente corretos e de baixo consumo é essencial para o futuro da indústria”, completa.

Mariana e Herbert apresentaram a proposta vencedora durante o Honeywell Users Group (HUG) Americas Symposium, maior encontro anual de clientes e parceiros da indústria de processos, que está acontecendo essa semana, em San Antonio, nos Estados Unidos. Herbert Senzano Lopes também foi o vencedor da edição 2014, com seu projeto “Recuperação de Gás Expandido para Geração de Eletricidade”.

Com o UniSim Design R430, Mariana, Herbert e Le Roux determinaram como tratar a água contaminada com compostos tóxicos – tais como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (BTEX) – por meio de um processo de limpeza utilizando o oxigênio do ar e a energia gerada em processos de produção. Usando a solução Supercritical Water Reactor (SCWR), os compostos tóxicos foram convertidos tornando a água potável para seres humanos e o meio ambiente.

O prêmio UniSim Design Challenge permite que os estudantes de engenharia proponham soluções para os problemas mundiais enfrentados pelos fabricantes de processos que utilizam o software UniSim Design Suite da Honeywell, que desenha e modela projetos em instalações do mundo todo.

“No Brasil temos um número crescente de campos de exploração de petróleo onshore e offshore que produzem muitos barris de água contaminada por dia. Isto foi a força central por trás do projeto”, conta a estudante Mariana Kobayashi. “Ao usar o software UniSim, fomos capazes de resolver efetivamente um dos maiores problemas ambientais do setor de upstream”, explica.

A solução UniSim Design Suite fornece um modelo de processo interativo que permite aos engenheiros criar projetos estacionários e dinâmicos, além de ser utilizado extensivamente para desenho de plantas, monitoramento de desempenho, solução de problemas, melhorias operacionais, planejamento de negócios e gestão de ativos. Os modelos UniSim Design podem ser aplicados em soluções de treinamento e otimização avançada fornecidos por UniSim Operations, UniSim Optimization, e UniSim Compentency.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13