Petrobras

Estatal vai importar 1,5 milhão de barris de gasolina

Jornal do Commercio
28/03/2011 14:28
Visualizações: 138
A Petrobras vai importar 1,5 milhão de barris de gasolina em abril deste ano, informou o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa. Esse volume é a metade do total importado no ano passado. O primeiro carregamento está previsto para chegar ao país no dia 15 de abril.


Segundo Costa, a medida visa evitar a falta do produto no mercado doméstico, que está muito aquecido, devido a alta nos preços do etanol. Com os preços elevados, o consumidor tem migrado do biocombustível para a gasolina.


Ele informou que a gasolina importada será armazenada e só será utilizada em caso de necessidade. "Não sabemos ainda por quanto tempo os preços do etanol vão se manter altos e até mesmo quanto tempo vai levar para o etanol da nova safra chegar ao mercado”, disse o executivo.


Costa  informou que as refinarias da Petrobras estão trabalhando à plena capacidade e produzindo o máximo de gasolina em todas as unidade, cerca de 380 mil barris diários, que estão sendo totalmente absorvidos pela demanda interna. O diretor não descartou a possibilidade de a empresa importar mais gasolina, se for necessário para garantir o abastecimento nacional.


Preços
Os preços do etanol aumentaram devido ao fato de as usinas terem elevado a produção de açúcar em detrimento do biocombustível, motivadas pela alta do preço do açúcar no mercado internacional.


No período da entressafra, a oferta do combustível da cana fica reduzida e os preços são pressionados para cima, para que haja uma retração no consumo do produto. Como consequência dessa dinâmica, o consumidor deixa de comprar etanol para consumir a gasolina, que fica mais vantajosa.


Um levantamento feito pala Fundação Getúlio Vargas (FGV), usando como base informações apuradas para o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) do mês, mostrou que o preço do etanol em março deste ano junto ao consumidor subiu 4,05%, maior alta para o mês num período de quatro anos.


Segundo a FGV, a variação de preço do combustível renovável em março de 2010 foi de 1,53%;  no mesmo mês de 2009 foi de 1,58%;  no ano anterior, de -1,86%; e em 2007, de -0,9%.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19