Petroquímica

Estatal retoma projeto com italiana M&G

Valor Econômico
06/07/2006 03:00
Visualizações: 153

A Petroquisa retomou na semana passada as negociações com o grupo italiano Mossi & Ghisolfi (M&G) para discutir a formação de uma parceria destinada a construir na área industrial do porto de Suape, em Pernambuco, uma unidade de ácido teraftálico purificado (PTA), matéria-prima para a fabricação de poliéster e de plástico para embalagens (PET). As divergências entre as duas parte tinham levado à interrupção do diálogo e a Petrobras estava buscando um novo parceiro tecnológico para o projeto, que tem como cliente potencial uma fábrica de PET/poliéster da M&G na mesma região.

Em fevereiro deste ano a Petroquisa comunicou oficialmente ao mercado a decisão de entrar com uma participação de 40% em uma unidade de PTA em Pernambuco, cujo investimento total está estimado em US$ 490 milhões. A fábrica terá capacidade para produzir 550 mil toneladas anuais de PTA. Pelo desenho inicial, os outros 60% seriam divididos entre a M&G e a Citene (Companhia Integrada Têxtil do Nordeste), uma associação do grupo Vicunha com outras empresas do setor têxtil.

O fato novo surgido após a interrupção das conversas entre a Petrobras e o M&G foi a formação, pelos italianos, de um conselho consultivo no Brasil, que na semana passada fez uma visita diplomática ao novo presidente da Petroquisa, José Lima de Andrade Neto, comunicando a intenção do grupo internacional de retomar o diálogo em torno de projeto.

Andrade não forneceu os nomes dos conselheiros da M&G, mas disse que a Petrobras gostou da iniciativa porque a tendência natural do projeto seria de contar com a participação da multinacional.

"Isso não significa que não possamos discutir o assunto com outros interessados", ressaltou.

Outro investimento em parceria com participação de 40% da Petroquisa, a construção de uma unidade de polipropileno em Paulínia (SP) com a Braskem, não tem problema societário, mas enfrenta ainda espera licença ambiental. A previsão é investir US$ 220 milhões na unidade, que terá capacidade para produzir 300 mil toneladas anuais da resina.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13