Amazônia equatoriana

Estatal confirma ter chegado a acordo com governo do Equador

A Petrobras divulgou nota oficial de dois parágrafos na qual informa que assinou com o governo do Equador, na última sexta-feira (17), em Quito, uma "ata de entendimento" prorrogando por um ano o atual contrato em regime de concessão de produção do Bloco 18.

Agência Brasil
21/10/2008 12:16
Visualizações: 93

A Petrobras divulgou nota oficial de dois parágrafos na qual informa que assinou com o governo do Equador, na última sexta-feira (17), em Quito, uma "ata de entendimento" prorrogando por um ano o atual contrato em regime de concessão de produção do Bloco 18.

 

Na nota, a estatal comunica que decidirá com o governo equatoriano, daqui a um ano, se firmará um novo contrato, ou se a companhia devolverá o bloco ao Equador, “com indenização pela porção não-depreciada dos investimentos”.

 

Segundo as agências de notícias internacionais, o presidente equatoriano, Rafael Correa, já havia anunciado no final de semana que a estatal brasileira havia aceitado as condições de Quito para assinar um novo contrato com o Estado.

 

Ainda segundo as agências, o ministro de Mineração e Petróleo do Equador, Derlis Palacios, teria informado que o volume de petróleo que a Petrobras extrai do Bloco 18 e repassa ao governo do país iria subir dos atuais 51% para 60%, e, em troca, o imposto que a Petrobras paga sobre lucros inesperados seria reduzido dos atuais 99% para 70%.

 

A Agência Brasil tentou confirmar essas informações com a Petrobras que, através da sua assessoria de imprensa, limitou-se a afirmar que tudo o que havia a falar sobre a renovação do acordo estava contido na nota publicada em seu site.

 

A Petrobras é operadora do Bloco 18, na região da amazônica equatoriana, onde produz 32 mil barris de petróleo por dia. Pelo atual contrato, o governo equatoriano recebe uma parte dos lucros e da produção de petróleo.

 

O presidente Correa - que chegou a ameaçar nacionalizar o campo e expulsar a Petrobras do país -, tenta impor à Petrobras um contrato de prestação de serviços, onde todo o petróleo ficaria com o Equador, que remuneraria a estatal brasileira pelos investimentos feitos e pelo serviço prestado.

 

Em entrevista recente, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, já havia afirmado que a Petrobras não aceitaria atuar no Equador como prestadora de serviços.

 

As divergências entre a Petrobras e o Equador já levaram a estatal brasileira a devolver ao governo Correa o Bloco 31 – que tem boa parte do campo situada no Parque Nacional do Equador, em uma área de reserva indígena.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20