Energias alternativas

Estados acertam cooperação na pesquisa e produção do biodiesel

Na tarde desta segunda-feira (14/06) vários estados brasileiros estarão assinando o protocolo de intenções visando um regime de cooperação para a realização de atividades de pesquisa e produção de biodiesel.

Redação
14/06/2004 03:00
Visualizações: 229
Na tarde desta segunda-feira (14/06) vários estados brasileiros estarão assinando o protocolo de intenções visando um regime de cooperação para a realização de atividades de pesquisa e produção de biodiesel. O protocolo será assinado durante o Fórum Nacional Conjunto dos Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia e dos dirigentes das Fundações de Amparo a Pesquisa, que acontecerá em Salvador (BA) nesta segunda e na terça-feira.
A secretária de Petróleo e Gás do Ministério das Minas e Energia, Maria das Graças Foster, apresentará o programa durante o evento. O Fórum acontecerá das 8h30 às 17h30, no Hotel Pestana (Rio Vermelho).
O secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Rafael Lucchesi, informa que a assinatura desse protocolo irá possibilitar maior cooperação técnica e troca de experiências entre os estados e o Governo Federal. "Com o protocolo, os estados estão se mobilizando para acompanhar a agenda do Governo Federal relativa ao assunto, mas o processo realmente só ganhará agilidade quando houver regulamentação sobre o tema", destacou.
Lucchesi ressaltou que o Fórum tem grande importância no sentido de que representa uma ação de articulação, visando uma interlocução mais clara e efetiva entre os estados e o Governo Federal e destes com o Ministério da Ciência e Tecnologia e demais ministérios.
Entre outros temas que serão debatidos estão: "Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior",  "Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Regional", "Arranjos Produtivos Locais (APLs)", "Critérios para Parcerias do Ministério da Ciência e Tecnologia com os Estados", "Fundo de Pesquisa de Ciência e Tecnologia e a Questão da Inovação" e "Parcerias Estados e União e Perspectivas 2004", tema da palestra a ser proferida pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. O ministro estará presente no segundo dia do evento (15), às 16h.
O Fórum Conjunto será coordenado pela presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de C&T, Denise Carvalho. Outras autoridades presentes no evento são: os secretários Francelino Grando, de Política de Informática e Tecnologia do MCT; Roberto Jaguaribe, de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Rodrigo Rollemberg, de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19