Alternativa

Estado autoriza refinaria de Manguinhos a inic iar produção de biodiesel

O governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), concede hoje (27/11) a licença ambiental necessária para a Refinaria de Manguinhos iniciar sua produção de biodiesel. O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Vict

Assesseoria governo
27/11/2006 02:00
Visualizações: 78

O governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), concede hoje (27/11) a licença ambiental necessária para a Refinaria de Manguinhos iniciar sua produção de biodiesel. O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, explicou que a refinaria, que teve paralisada suas atividades de refino de petróleo em agosto do ano passado, vai transformar-se na primeira produtora de biodiesel no Estado em escala comercial. “É uma grande conquista para o Estado contar com esta adaptação da refinaria que havia paralizado as atividades de refino de petróleo, mantendo apenas a atividade de distribuição funcionando”, diz Victer, completando que a refinaria começará a operar com biodiesel em 15 dias.

De acordo com o secretário, a produção do biodiesel em Manguinhos é uma contribuição importante para enfrentar a crise mundial do petróleo, cujos preços estão elevados no mercado internacional, e também uma ação benéfica para o meio ambiente ao utilizar matérias-primas que antes contribuíam para o aumento da poluição.

 “O Rio de Janeiro, com a produção do biodiesel, diversifica ainda a sua matriz de produção de  energéticos. A produção será em três etapas: na primeira fase, que iniciará em 15 dias, irá colocar no mercado 48 milhões de litros de biodiesel por ano, sendo que boa parte desse produto já foi negociado no segundo leilão de biodiesel, através de contrato de arrendamento entre a refinaria  e o grupo paulista “Ponti di Ferro”, conta Victer, acrescentando que Manguinhos irá produzir 100 milhões de litros / ano, em uma segunda fase, e 360 milhões na última fase do projeto, quando serão contratados mais 150 trabalhadores como operadores.

A Refinaria de Manguinhos, já chegou a produzir 25 milhões de litros/mês de gasolina; 16 milhões de litros de diesel; 15 milhões de litros de óleo combustível e igual volume na produção de destilados, naftas e solventes.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19