Combustíveis

Esso lança cartão de crédito e busca atrair classes C e D

Valor Econômico
20/08/2010 12:52
Visualizações: 55
Independentemente das negociações para a joint venture entre Cosan e Shell, que estão em fase adiantada, a Esso, controlada pela companhia brasileira, está recebendo pesados investimentos para ganhar mais espaço no mercado interno.


Quarta maior distribuidora de combustíveis do país, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes (CCL) quer atrair as classes C e D e está criando um programa de fidelização de clientes, que contempla o lançamento de cartão de crédito com a marca Esso. Ao Valor, Leonardo Linden, vice-presidente de combustíveis da CCL, afirmou que a companhia quer promover a "descommoditização" dos combustíveis vendidos nos postos da rede. Para isso, está lançando ferramentas para estreitar o relacionamento com os consumidores.


Com 1.700 postos no Brasil, a rede Esso tem feito pesados investimentos nos últimos 18 meses, quando passou a ser controlada pela Cosan, na modernização de sua marca. Cerca de 40% dos postos da rede já receberam aportes para revitalizar sua fachada. Os desembolsos nesses últimos meses somam cerca de R$ 50 milhões, o que incluem ações de marketing.


A CCL lançará oficialmente em novembro o cartão de crédito Esso, que poderá ser adquirido em formato nacional ou internacional e dará descontos na compra de combustível. Linden não divulgou os bancos que participarão desse produto. "Assim como os supermercados, que lançam seus próprios programas de fidelização, teremos o nosso", disse Carlos Resende, diretor de marketing da CCL.


A CCL está criando, a partir de setembro, programa de "pontos", que reverterá o valor gasto nos postos da rede em pontuação que, ao serem acumulados, resultam em descontos. A exemplo dos programas de fidelidade existentes, o consumidor faz o cadastro em um dos postos Esso e passa a integrar o sistema. A cada R$ 1 gasto em combustíveis e serviços nas lojas franqueadas Hungry Tiger e Stop&Shop, o consumidor acumula um ponto. O montante poderá ser trocado por descontos especiais em produtos e serviços como viagens, eletrônicos, produtos para casa e carro, entre outros. Entre os parceiros para o programa estão, por exemplo, Submarino, Americanas.com, Submarino Viagens, Shoptime, Centauro e LG.


A Cosan também está criando um canal para seus clientes e revendores de combustíveis, por meio de uma rede integrada e via portal Esso, que já estará em operação até o fim de agosto. Esse mecanismo permitirá à CCL e aos seus revendedores ter uma relação direta com seus clientes e aplicar iniciativas de marketing dirigidas.


Adquirida em 2008, os ativos da Esso Brasileira de Petróleo, pertenciam a petroleira ExxonMobil. A CCL é responsável pela operação dos ativos de distribuição de combustíveis da Esso, além da produção e distribuição de lubrificantes Mobil no Brasil, com presença em 20 Estados.


No início deste ano, a Cosan e Shell anunciaram a formação de uma joint venture no país, o que permitirá às duas empresas entrarem na briga pela vice-liderança no mercado de combustíveis, posição ocupada hoje pelo grupo Ultra, detentor das marcas Ipiranga e Texaco. Maior produtora de etanol combustível do país, a Cosan, por meio da CCL, também está patrocinando a Stock Car, com contrato exclusivo de fornecimento de álcool para os automóveis dessa categoria.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19