Nicarágua

Esso aluga depósitos para petróleo importado

A companhia americana Esso Standard Oil, proprietária da única refinaria na Nicarágua, e o Governo de Daniel Ortega assinaram nesta sexta-feira um "entendimento comercial" que permitirá ao Estado usar parte dos depósitos da companhia para armazenar o petróleo importado da Venezuela. O acord

Power/Agência EFE
18/12/2007 02:00
Visualizações: 140
A companhia americana Esso Standard Oil, proprietária da única refinaria na Nicarágua, e o Governo de Daniel Ortega assinaram nesta sexta-feira um "entendimento comercial" que permitirá ao Estado usar parte dos depósitos da companhia para armazenar o petróleo importado da Venezuela.

O acordo foi assinado em Manágua pelo gerente geral da Esso na Nicarágua, Joaquín Magalhães, e pelo presidente da estatal Petróleos da Nicarágua (Petronic), Francisco López.

López também é vice-presidente da empresa mista Alba de Nicaragua S.A. (Albanisa), uma associação da Petronic com a estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA). Ele explicou à imprensa que vai alugar os depósitos da Esso em Corinto, no litoral oeste, até 31 de dezembro. O valor não foi revelado.

Em janeiro, a Petronic comprará os sete depósitos da Esso no terminal portuário. "Garantimos assim uma capacidade de recepção da ordem de 25 mil barris de petróleo", disse López.

Segundo o presidente da Petronic, a Nicaragua poderá importar cerca de 5 milhões de barris de petróleo da Venezuela por ano. Por falta de capacidade, a Nicaragua importou este ano somente 2 milhões de barris, armazenados nos tanques da Petronic. Manágua assinou um acordo com Caracas para a importação de 10 milhões de barris de petróleo anuais em condições preferenciais. A Nicaragua paga 50% da conta num prazo de 90 dias e o resto em 25 anos, a juros de 1%.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20