Inovação

Essencis Soluções Ambientais inaugura unidade de recuperação de metais

Joint venture formada pelos Grupos Solví e Cavo, a Essencis Soluções Ambientais terá capacidade para processar 25.000 toneladas/ano de resíduos, que retornarão à indústria em forma de matéria-prima. A nova tecnologia, aliada aos conceitos de sustentabilidade e da Política Nacional de Resí

Redação
01/11/2011 16:58
Visualizações: 302
A Essencis Soluções Ambientais, joint venture formada pelos Grupos Solví e Cavo, inaugurou uma unidade de recuperação de metais. A nova tecnologia, aliada aos conceitos de sustentabilidade e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, consiste em um processo físico-químico que, por meio do controle do pH, faz-se a precipitação dos metais contidos nos resíduos industriais. Desta forma, o sistema extrai os metais (níquel, cobre, cromo, cobalto, alumínio e zinco) contidos no lodo galvânico e que podem retornar ao processo produtivo das indústrias.

Os metais são essenciais em diversos segmentos industriais e as poucas minas no mundo são finitas. Indústrias como metalúrgicas, químicas, siderúrgicas, galvanoplastia e petroquímicas são os maiores consumidores de metais em seus processos produtivos e consequentemente os maiores geradores.

Localizada em uma área de 3.600 metros quadrados na Central de Tratamento de Resíduos da Essencis, no município de Caieiras, Grande São Paulo, a unidade tem potencial de receber, inicialmente, 500 toneladas de resíduos por turno por mês. “Os clientes terão mais uma opção de destinação de seus resíduos, visando o reaproveitamento”, comenta Fernando Freitas, coordenador da unidade.

A tecnologia trata resíduos que possuem metais de valor comercial atrativo antes de sua destinação simples em aterro. Com isso, o resíduo será valorizado pela extração e venda dos metais recuperados. Do ponto de vista ambiental, a tecnologia diminui a extração de metais em minas, evitando a degradação do meio ambiente e reduz a destinação de resíduos em aterros.
 
Para se ter uma idéia, uma tonelada de níquel hoje vale 22.200 dólares e uma tonelada desse metal recuperado pode valer de 70% a 80% desse valor. Além disso, é um meio de sair da destinação final para a valorização, dando um caráter sustentável ao resíduo. Os preços de venda dos metais são tabelados pela London Metal Exchange.

Para o desenvolvimento do projeto foi necessário realizar testes em laboratório e em plantas industriais para comprovar as reações físico-químicas da literatura que constituem o processo. Foi realizado também um estudo de geração de resíduos contendo metais e um estudo do mercado para compra da matéria prima (metais recuperados). A idéia é valorizar os metais presentes em resíduos industriais, diferentemente da simples destinação em aterros.

A empresa investiu R$ 10 milhões na construção da unidade e tem previsão de investir mais R$ 2 milhões até 2013 em sua expansão. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil e está patenteada pela Essencis. A companhia tem em sua missão fornecer soluções inovadoras de multitecnologia em gestão ambiental para clientes comprometidos em promover uma política de desenvolvimento sustentável.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19