Brasil Offshore 2013

Especialistas debatem sobre a integridade dos reservatórios

Palestra deu início ao primeiro dia de debates na feira.

Redação TN Petróleo/Rodrigo Miguez
12/06/2013 20:16
Especialistas debatem sobre a integridade dos reservatórios Imagem: TN Petróleo/ Dirceu Bampi, da Petrobras Visualizações: 182

A integridade dos reservatórios de petróleo e gás nos campos produtores no país foram tema de debate de especialistas do setor hoje no segundo dia de Brasil Offshore e o primeiro com as plenárias. Participaram da sessão integrantes da Petrobras, OGX, Schlumberger e Statoil. José Sergio Daher, Consultor Técnico de Reservatórios da Petrobras afirmou durante a sua apresentação que manter a integridade dos reservatórios é primordial para uma boa manutenção da produção de óleo e gás. Segundo ele, os principais problemas de integridade que são detectados nos poços dos reservatórios são de origem geomecânica e são fatores de perda de produção. 

 

Para melhorar esses aspectos da integridade, o especialista apontou algumas soluções como o uso de fibra ótima no monitoramento online dos reservatórios, manifolds 100% operacionais e melhorar cada vez mais a geofísica na questão da aquisição de dados. 

 

"A preocupação com a integridade do reservatório, além da procupação com as plataformas, é uma mudança de cultura que aos poucos vai acontecendo", afirmou. Já para Dirceu Bampi, engenheiro de Reservatório da Petrobras, que falou sobre o processo de desenvolvimento da produção de petróleo nos reservatórios incluiu alguns pontos-chave no momento da definição de um reservatório a ser explorado, como por exemplo a caracterização do reservatório, o TLD. Para ele, desde o início é preciso pensar no tipo de poços que serão usados no reservatório. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20