Sustentabilidade

ES terá o seu primeiro 'bairro solar'

G1
21/12/2011 12:36
Visualizações: 286
O Espírito Santo terá o seu primeiro bairro solar, que ficará no município da Serra, na Grande Vitória. De acordo com o vice-governador, Givaldo Vieira, ao todo serão quatro mil casas no bairro Serra Dourada I, II e III e 240 apartamentos em um conjunto habitacional com 15 prédios, no bairro Itanguá, em Cariacica, que utilizarão a energia solar de forma inteligente. A previsão é que, até abril de 2012, as primeiras duas mil casas sejam entregues neste sistema de energia renovável.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento do estado, a instalação de painéis solares para aquecimento de água já começaram e permitiram substituir os chuveiros elétricos existentes na casa. De acordo com a EDP Escelsa, o investimento em ações que incentivam o uso racional e seguro da energia elétrica será de cerca de R$ 25,3 milhões. Desse total, 15% serão destinado ao desenvolvimento do condomínio e do bairro solar.

Luiz Fernando Schettino, diretor geral da agência de serviços públicos de energia do Espírito Santo, explica que o chuveiro é responsável por 10% do consumo nacional de energia elétrica. "Além da economia que esses painéis vão proporcionar, principalmente nos horários de pico, essa energia poderá ser utilizada em outras coisas", enfatiza Schettino. O diretor ainda afirma que o aquecimento da água é a forma mais eficiente de usar a energia solar.

Segundo Schettino, o governo tem pretensão de levar o programa para o interior do estado e fazer projetos pilotos em bairros carentes da Grande Vitória. Para a instalações dos painéis na Serra e em Cariacica, foram feitos estudos e cadastros levando em consideração a renda familiar e a capacidade da casa em suportar o material.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13