Empresas

ERB assina contrato para fornecimento de energia limpa

Energias Renováveis do Brasil S.A (ERB), acaba de assinar contrato para fornecimento de vapor por um período de 20 anos para uma das maiores indústrias químicas do país, a Dow Brasil S/A. A ERB foi criada em 2008 e seu foco é desenvolver projetos integrados de co-geração de energia a partir

Redação
06/12/2010 16:05
Visualizações: 159
Energias Renováveis do Brasil S.A (ERB), acaba de assinar contrato para fornecimento de vapor por um período de 20 anos para uma das maiores indústrias químicas do país, a Dow Brasil S/A. A ERB foi criada em 2008 e seu foco é desenvolver projetos integrados de co-geração de energia a partir de biomassa para clientes industriais, substituindo a matriz energética fóssil por um combustível limpo, renovável e com ganhos de eficiência e custo para o cliente. Para Paulo Vasconcellos, diretor-executivo da ERB, a assinatura deste contrato representa um marco importante no desenvolvimento da ERB. “As coisas estão acontecendo conforme planejamos, o crescimento expressivo do número de projetos em desenvolvimento e o estabelecimento de parcerias deste tipo são a comprovação de que a estratégia adotada pela empresa é vencedora.” A ERB, tem investimentos previstos de aproximadamente R$ 450 milhões neste e em outros projetos que devem ser fechados logo.


“Estamos muito honrados e orgulhosos com esta parceria com a Dow e a assinatura deste contrato. Esse projeto é resultado de um trabalho conjunto entre a ERB e a Dow, de mais de dois anos”, declarou Emilio Rietmann, diretor- executivo da ERB. “Temos ainda outros três projetos em desenvolvimento na região, além de projetos em estudos no Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais”, acrescenta Emilio. O contrato, assinado com a Dow Brasil S/A, subsidiária da Dow Chemical Company (DOW),  prevê o fornecimento de vapor para o maior parque industrial da companhia no Brasil, o complexo de Aratu, por um período de 18 anos.


O combustível a ser usado será o cavaco de eucalipto, em substituição ao gás natural, atualmente utilizado pela Dow.  Tal substituição permitirá a redução de emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 180 mil toneladas por ano. Em seu complexo de Aratu, a Dow será a primeira petroquímica no Brasil e uma das pioneiras no mundo a utilizar biomassa como fonte de energia.


A ERB informou ainda que o projeto está avançando rapidamente, sendo que a ERB já comprou terras na Bahia para plantio de floresta de eucalipto dedicada ao projeto. Estão previstos para o início do ano as atividades de plantio, a finalização de projeto básico de engenharia e o processo de licenciamento ambiental.


 

 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20