Mineração e Petróleo

Equador e Repsol fecham acordo

Jornal do Commercio
07/11/2008 04:44
Visualizações: 91

O governo do Equador e a petrolífera espanhola Repsol YPF chegaram a um acordo que permitirá a permanência da companhia no país, de acordo com uma fonte graduada do Ministério de Mineração e Petróleo equatoriano. “Alcançamos um pacto para um contrato temporário de um ano. Depois disso, o acordo será convertido em contrato de prestação serviços”, disse a fonte à Dow Jones.

 

Sob os termos do acordo, a Repsol continuará a explorar petróleo no Equador, enquanto o governo aumentará sua participação na produção da commodity, de acordo com a fonte. Em troca, a companhia pagará uma alíquota menor do imposto cobrado sobre os lucros. O imposto será reduzido de 99% para 70%.

 

Kristian Rix, porta-voz da Repsol, afirmou que o acordo permitirá que a empresa estenda sua presença no país até 2018. Pelo pacto anterior, a empresa teria que deixar o Equador em 2012.

 

A Repsol detém 35% de participação do Bloco 16, que produz cerca de 58 mil barris de petróleo por dia em parceria com a Murphy Oil Corp.

 

O governo do Equador está tentando alterar os contratos de todas as companhias estrangeiras que operam no país, transformando-os em contratos de prestação de serviços. O presidente Rafael Correa, que iniciou as negociações com as petrolíferas estrangeiras em janeiro, chegou a criticar a Repsol, que estaria reduzindo a produção de petróleo.

 

A chinesa Andes Petroleum e a Petrobras também assinaram acordos temporários com o governo equatoriano, que após um ano da assinatura serão transformados em contratos de prestação de serviços. Caso contrário, as companhias serão forçadas a deixar o país.

 

O Equador é o quinto produtor de petróleo da América do Sul, com 500 mil barris por dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19