Energia

EPE apresenta banco de dados para inventário eólico brasileiro

Brasil Econômico
10/11/2010 11:48
Visualizações: 49

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) começará a receber em fevereiro de 2011 as primeiras informações do banco de dados de geração eólica.



O banco de dados será montado a partir da implementação dos parques eólicos negociados nos leilões de energia de dezembro de 2009 e agosto de 2010.



Gerenciado pela Epe, o banco de dados possibilitará um inventário do potencial brasileiro de produção de energia dos ventos, permitindo, entre outros benefícios, a análise integrada do comportamento comum entre a geração eólica e a geração hidrelétrica.



O primeiro dos 71 parques negociados no Leilão de Reserva de 2009 fará o envio dos dados à Epe a partir de 16 de fevereiro de 2011 — cada parque começará a enviar as informações seis meses antes da entrada em operação.



Os empreendedores concessionários dos parques eólicos remeterão quinzenalmente, via internet, médias de medição efetuadas a cada 10 minutos. As informações que farão parte desse monitoramento agregam os seguintes dados: velocidade e direção dos ventos, temperatura local, umidade relativa do ar e pressão atmosférica.



Na última segunda-feira (8/11), a Epe promoveu em seu escritório, no Rio de Janeiro, encontro com os responsáveis técnicos dos parques eólicos vencedores do leilão de 2009. O evento teve como objetivo apresentar o sistema de coleta de informações anemométricas e climatológicas Ama (desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação técnica Brasil/Alemanha entre Epe e GTZ).



Também foram discutidos procedimentos técnicos, operacionais e de manutenção de equipamentos de medições. Participaram do encontro técnicos da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13