Tecnologia

Epcon Offshore começa a construir equipamento para Petrobras e já planeja novos testes

A empresa norueguesa Epcon Offshore começou a construir um novo sistema de purificação de água para a plataforma de Garoupa. Conforme já havia adiantado o site TN Petróleo (20/05), o equipamento terá capacidade de tratar 400 m³ por hora de água funcionando em paralelo ou 200m³/h com funcio


17/06/2004 03:00
Visualizações: 135

A empresa norueguesa Epcon Offshore começou a construir um novo sistema de purificação de água para a plataforma de Garoupa. Conforme já havia adiantado o site TN Petróleo (20/05), o equipamento terá capacidade de tratar 500 m³ por hora de água funcionando em paralelo ou 250m³/h com funcionamento em série (repectivamente 60.000 e 30.000bpd). A sistema será construído na Noruega e será enviado para o Brasil no começo de agosto deste ano para entrar em funcionamento, em setembro, no campo de Garoupa.
A Epcon garante que o equipamento a ser instalado é capaz de deixar menos de 20 mg de óleo em cada litro de água, que depois de tratada poderá ser lançada diretamente no mar. A avaliação do desempenho do sitema será feita depois de um mês de utilização, conforme o contrato de aluguel e posterior compra do equipamento, conforme informou o gerente geral da Epcon, Lasse Jahnsen.
Segundo o comunicado da empresa norueguesa, o Brasil tem sido uma prioridade desde 2003 e antes de ganhar o contrato Petrobras, a Epcon já havia testado, com sucesso, a Tecnologia CFU no campo de Garoupa. Vários outros testes estão sendo planejados para este ano e as negociações para teste no sul da Bacia de Campos já começaram, embora de maneira muito embrionária, conforme informa Anderson Derossi, engenheiro de vendas da empresa brasileira Gaia, que cooperou com a Epcon para a realização do contrato com a Petrobras. "Por enquanto não há nenhuma negociação comercial, estamos no nível de discussões tecnológicas ainda", afirma Derossi.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19