Avaliação

Eólica é competitiva com petróleo a 90 dólares

A energia eólica já é competitiva com a produção a gás natural com o barril de petróleo acima dos 90 dólares e, a médio prazo, este valor poderá baixar para um patamar de referência de 75 dólares. O cenário, traçado pelo administrador da EDP Manso Neto, assenta num aumento progressivo

Redação/ Agências
11/11/2010 17:03
Visualizações: 38
A energia eólica já é competitiva com a produção a gás natural com o barril de petróleo acima dos 90 dólares e, a médio prazo, este valor poderá baixar para um patamar de referência de 75 dólares. O cenário, traçado pelo administrador da EDP Manso Neto, assenta num aumento progressivo do custo dos combustíveis fósseis nos próximos anos e no previsível progresso tecnológico da energia eólica.


A este pacote de condicionantes associa o preço do CO2, também com tendência ascendente, devido às restrições ambientais. O resultado é, a médio/longo prazo, uma inevitável "subida do preço da electricidade", diz Manso Neto.


Realça, no entanto, que actualmente "a maior parte da tarifa da electricidade não resulta do custo da energia propriamente dita, mas sim das outras componentes, como a política energética e a remuneração das redes eléctricas, as quais são definidas regulatoriamente.


"Um maior peso das renováveis no ‘mix' energético reduzirá a exposição do país a esta tendência estrutural", afirma este administrador da EDP.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13