Promef

Entra em operação o petroleiro André Rebouças

Transpetro
14/05/2015 20:27
Entra em operação o petroleiro André Rebouças Imagem: Ytallo Barreto Visualizações: 217

A embarcação é a nona encomendada a estaleiros nacionais pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. Ele partiu em viagem inaugural após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Na ocasião, também foi realizado o batismo de outro suezmax, o Marcílio Dias, sexto navio do Promef a entrar na fase de acabamentos. O André Rebouças é o quinto da série de 10 navios do tipo suezmax que serão construídos pelo EAS. Depois de abastecer em Salvador, a embarcação seguirá para a Bacia de Campos, onde fará a sua primeira operação de carregamento de petróleo.
 
O presidente da Transpetro, Claudio Campos, ressaltou a qualidade dos navios entregues à companhia:
 
– Hoje está entrando em operação o 9º navio do Promef, programa que é fruto de uma grande parceria com o Governo Federal. A cada novo navio entregue, constato como temos melhorado a qualidade dos nossos navios e a produtividade alcançada na construção deles – disse.
 
Para o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, ao utilizar navios novos, é possível “melhorar sensivelmente as condições de transporte de petróleo”.
 
– Só com os 8 navios entregues ao longo de 4 anos, deixamos de gastar US$ 35 milhões por ano com aluguel de embarcações. Esses dois novos navios somados a outros cinco vão gerar uma economia de US$ 21 milhões só este ano, o que equivale a 60% dos custos que temos para transportar petróleo pelo mar – afirmou Bendine.
 
Os navios suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. No momento, há 14 navios encomendados pela Transpetro em diferentes fases de construção, sendo seis no estágio de acabamentos.
 
Ficha técnica dos navios suezmax


Porte Bruto (TPB): 157.700 toneladas

Comprimento total: 274,20 metros

Boca: 48,00 metros

Calado: 17,00 metros

Velocidade de projeto: 14,8 nós

Autonomia: 20.000 milhas

Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C

Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H

O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13