SMS

Engepetrol é recomendada para certificação internacional

A Engepetrol, empresa fornecedora da cadeia do petróleo e gás, acaba de ser recomendada para a certificação Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS 18001: 1999), direcionada à gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, após auditoria do Bureau Veritas Quality International (BV

Da Redação
03/04/2007 03:00
Visualizações: 53

A Engepetrol, empresa fornecedora da cadeia do petróleo e gás, acaba de ser recomendada para a certificação Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS 18001: 1999), direcionada à gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, após auditoria do Bureau Veritas Quality International (BVQI).
 
Sediada em Mossoró-RN, a Engepetrol participou da primeira turma do programa MPE-18000, programa oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Norte. O escopo de certificação foi: "Desenvolvimento, fabricação e manutenção de ferramentas para a indústria petrolífera".

“Foi uma meta de três anos e meio, quando nos focamos a qualidade implantando a ISO 9001. Hoje todos os nossos serviços são monitorados e trabalhamos dentro dos requisitos normativos”, conta o sócio-gerente da Engepetrol, José Nilo Alves de Sousa Junior.

Segundo Nilo, a certificação representa para a companhia a consolidação de uma filosofia de oferecer para os colaboradores uma condição operacional segura.

“Um negócio não é só dinheiro. É preciso dar um ambiente com mínima de risco, ter compromisso com a família, não só o aspecto salarial. A segurança é também traduzida pelo bem estar”, explica.

“Esse trabalho não foi feito de uma forma isolada. Tivemos incentivos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) e dos atores desse programa, desde Petrobras, Sebrae e dos colaboradores internos da empresa, que fizeram um mutirão para que nos conseguíssemos essa classificação”,conta.

"São resultados como esse que nos fazem acreditar cada vez no potencial e na força das empresas Norte Riograndenses", disse o gestor do projeto Cadeia Produtiva do setor de Petróleo e Gás do Sebrae/RN, Edilton de Oliveira Cavalcanti. "Sabemos do esforço das empresas para melhorar a cada dia a qualidade e confiabilidade de seus produtos e serviços apesar das dificuldades que as pequenas empresas enfrentam no seu dia a dia", comentou.

“O resultado mexe com todos”, parabenizou o coordenador de Articulação com os Cadastros Regionais da Petrobras/Materiais/CDBS, José Luiz de Oliveira Reis. “Esse momento, que começa com o primeiro dia na sensibilização e depois no caminhar em direção a meta de uma certificação, aumento de postos de trabalho etc, deve ser comemorado”, disse.

A Engepetrol iniciou suas atividades em 1987 fornecendo mão-de-obra para a indústria, o que levou a empresa a obter uma significativa experiência na área de terceirização. Seguindo essa tendência, a companhia implementou uma linha visando a produção de componentes mecânicos englobando a concepção do produto, elaboração de projeto, seleção de materiais, desenhos técnicos e por fim, fabricação.

A Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS 18001) é uma especificação que tem por objetivo fornecer às organizações os elementos de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) eficaz, passível de integração com outros sistemas de gestão (qualidade e meio ambiente, principalmente), de forma a auxiliá-las a alcançar seus objetivos de segurança e saúde ocupacional. Ela define os requisitos de um Sistema de Gestão da SST, tendo sido redigida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de empresas, e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais. A OHSAS 18001 contém apenas os requisitos que podem ser objetivamente auditados para fins de certificação e/ou autodeclaração.

A criação da OHSAS 18001 atendeu a um grande clamor internacional. Sua importância pode ser avaliada pela representatividade dos Organismos Certificadores que participaram de sua elaboração (BSI, BVQI, DNV, Lloyds Register, SGS etc), os quais respondem por cerca de 80% do mercado mundial de certificação de Sistemas de Gestão.

A OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser compatível com a ISO 9001 (para Sistemas de Gestão da Qualidade) e com a ISO 14001 (para Sistemas de Gestão Ambiental), com o objetivo de facilitar às empresas a implementação de Sistemas Integrados de Gestão (SIGs), totais ou parciais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19