Mulheres na indústria

Eneva promove capacitação digital para mulheres empreendedoras na Amazônia

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/04/2024 16:07
Eneva promove capacitação digital para mulheres empreendedoras na Amazônia Imagem: Divulgação Visualizações: 192

A Eneva firmou uma parceria com a SoulCode Academy para levar educação tecnológica e de qualidade às mulheres de Itapiranga, no interior do Amazonas, promovendo o letramento digital de empreendedoras locais, participantes do projeto de empoderamento feminino promovido pela Eneva, o Elas Empreendedoras.

Buscando transformar a vida de mulheres e possibilitar novas oportunidades e perspectivas de futuro, o Projeto Elas Empreendedoras visa capacitar mulheres em vulnerabilidade social, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento econômico e social. Dados do IBGE apontam que 48,9% das mulheres no município de Itapiranga encontravam-se em situação de vulnerabilidade.

O letramento digital é cada vez mais essencial para integração à sociedade contemporânea. De acordo com o Banco Mundial, o Brasil ocupa a última posição no ranking Mundial de Competências Digitais, e o cenário se torna ainda mais agravante ao notarmos que existe uma probabilidade quatro vezes maior de homens já possuírem essas competências, em detrimento das mulheres.

"O conhecimento de competências digitais irá ampliar o acesso das mulheres do Elas Empreendedoras à informação, educação, recursos de saúde, serviços governamentais e financeiros e oportunidades de emprego e geração de renda. Trabalhamos para aumentar as oportunidades econômicas e o poder de tomada de decisão das mulheres, impulsionando aspirações suas e das gerações futuras", explica Flavia Heller, diretora executiva de Estratégia e ESG da Eneva.


Sobre a formação

Em Itapiranga, a parceria com a SoulCode inicialmente tem como foco capacitar 30 mulheres. O conteúdo do curso foi desenvolvido considerando a realidade local e foram projetadas soluções inclusivas que atendem às necessidades das mulheres do grupo. Todos os equipamentos necessários serão doados pela Eneva, que também disponibilizará o local, transporte e acesso à internet para a realização das aulas.

 "Mulheres com acesso à internet, à educação e apoio na geração de renda mudam suas vidas e a realidade do seu entorno e das próximas gerações. É um grande legado que, juntos, deixamos para a comunidade na área de atuação da Eneva", ressalta Carmela Borst, CEO e fundadora da SoulCode Academy.

A aula inaugural será no dia 23 de abril e contará com a presença de executivos da Eneva, e dos co-fundadores da SoulCode, Carmela Borst e Fabricio Cardoso.


Sobre o projeto 'Elas Empreendedoras'

Desde 2020, a Eneva já investiu mais de R$ 1 milhão no projeto 'Elas Empreendedoras' com o objetivo de criar empregos, gerar renda e promover a inclusão financeira dde mulheres em vulnerabilidade social. O projeto atualmente conta com a participação de 210 mulheres, nos estados do Maranhão, Ceará, Roraima e Amazonas, regiões onde a Eneva atua.

A iniciativa abrange ainda temáticas paralelas, como planejamento familiar, violência doméstica e diversidade.
 

Sobre a Eneva

A Eneva é a principal operadora privada de gás natural onshore no Brasil, atuando desde a exploração e produção até o fornecimento de soluções de energia. Com ativos em diversos estados brasileiros, a empresa opera 14 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 5,95 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, e o Complexo Solar Futura na Bahia, que iniciou operação em 2023.

Nos municípios de Silves e Itapiranga, a Eneva já investiu cerca de R$ 1,8 bilhão no Campo de Azulão, impulsionando o comércio local, a geração de emprego e renda, arrecadação de royalties e a implantação de projetos sociais.


Sobre a SoulCode Academy

A SoulCode Academy é uma edtech brasileira que tem como propósito democratizar a educação digital no Brasil, com a missão de gerar inclusão digital, impacto social, diversidade e renda. Sua metodologia é reconhecida por um modelo de aprendizado ágil e suportado por Inteligência Artificial (IA), integrando habilidades técnicas e interpessoais e ensino de inglês para tecnologia.

O projeto foi idealizado por profissionais renomados do setor de tecnologia, após anos de estudos e visitas às escolas de programação mais conceituadas da Europa e Estados Unidos. Tendo como sócios-fundadores Carmela Borst, Fabricio Cardoso e Silvio Genesini, a edtech representa a visão de sua equipe e o renomado Conselho Consultivo, que entendem que, através da formação em programação e ponte para empregabilidade, podem apoiar o início e a ressignificação da carreira de milhares de pessoas.

A SoulCode Academy possui mais de 100 mil alunos em sua plataforma de educação inclusiva e já transformou a vida de mais de 2 mil pessoas por meio de bootcamps com bolsas gratuitas de educação digital, além de possibilitar que mais de 300 jovens de favelas tenham acesso à inclusão digital.

Para mais informações sobre a SoulCode Academy acesse o site: https://soulcode.com/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20