Energia

Energia eólica pode compensar atraso de Belo Monte

Valor Econômico
17/12/2009 11:40
Visualizações: 77

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acredita que a geração de energia eólica poderá compensar o atraso da entrada em operação da energia gerada em Belo Monte, no rio Xingu (PA), por causa do atraso para emissão da licença prévia. Sem a licença, o leilão da usina, que estava previsto para este mês, deverá ocorrer apenas no ano que vem.

 

Durante audiência pública na Câmara para debater o apagão do dia 10 de novembro, Lobão chegou a sugerir que, pelo atraso na licença, o fornecimento de energia de Belo Monte, previsto para se iniciar em 2014, poderá ser atrasado em um ano.

 

Lobão espera que não tenha de usar térmicas para prover a energia que Belo Monte deveria gerar a partir de 2014, que seria apenas uma pequena parte do seu potencial de 11,2 mil MW. O ministro também disse ter a expectativa de que o consórcio vencedor do leilão antecipe a data para início de geração de energia, para compensar esse atraso. Essa antecipação ocorre nas usinas do rio Madeira, Santo Antônio e Jirau.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19