acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Evento

Energia do Hidrogênio e Mobilidade acontece amanhã dia 05/04 no Windsor Barra Hotel

04/04/2017 | 16h10

Coppe/UFRJ e Furnas apresentarão as perspectivas do uso do hidrogênio na geração de energia elétrica e em veículos de transporte de massa no evento "Energia do Hidrogênio e Mobilidade", no dia 05 de abril, a partir das 13h, no Windsor Barra Hotel, na Av. Lucio Costa, 2630, Barra da Tijuca.

Durante o evento também serão anunciados os resultados finais do projeto "Desenvolvimento e Testes de Ônibus Urbanos com Tração Elétrica", realizado por Furnas em parceria com a Coppe/UFRJ e a Tracel. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de dar uma volta no ônibus híbrido a hidrogênio da Coppe. Confira abaixo a programação do evento.

Os jornalistas interessados em utilizar o transporte que sairá da sede de Furnas deverão enviar e-mail para imprensa@furnas.com.br até o dia 04/04, às 16h, com os seguintes dados: nome completo, RG e nome do veículo de comunicação.

Sobre o ônibus a hidrogênio

Desenvolvido no Laboratório de Hidrogênio da Coppe, sob a coordenação do professor Paulo Emílio de Miranda, o veículo, que se encontra na terceira geração, apresenta algumas vantagens técnicas em relação às versões anteriores. De acordo com o professor Paulo Emílio, os equipamentos desenvolvidos especialmente para uso em tração elétrica tornaram-se mais compactos, mais leves e mais eficientes. Também ganharam novas funções e estão mais adequados aos métodos industriais de fabricação, visando à produção em série. “Os equipamentos foram arranjados sob nova topologia. Os modos de comunicação, monitoração, aquisição de dados e controle foram modernizados, automatizados e ganharam redundâncias, garantindo a continuidade de operação”, explica o professor da Coppe.

Com a atual configuração, o ônibus híbrido elétrico-hidrogênio da Coppe passou a ter autonomia de 330 km, atendendo as exigências para veículos de uso urbano no Rio de Janeiro. O novo veículo possui desempenho energético superior aos veículos congêneres e convencionais. “Não por conta de adaptações, mas pelos desenvolvimentos e arranjos inovadores de engenharia de hibridização da energia a bordo. Entre outras iniciativas, também desenvolvemos um conversor de energia seguidor de eficiência com pilha a combustível para a geração de energia elétrica a bordo, o que diminuiu o peso, o custo e o consumo de combustível”, explica o professor da Coppe, Paulo Emílio.

Programação

13h00

Demonstração do Ônibus Híbrido Elétrico-Hidrogênio

14h00 - Abertura

Fundação da Associação Brasileira do Hidrogênio

- Prof. Paulo Emílio de Miranda, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe

14h30 – P&D Furnas

Projeto Ônibus com Tração Elétrica

- Nelson de Araujo Santos e Jacinto Maia Pimentel GPD.N Furnas

15h00 – 22ª WHEC 2018

World Hydrogen Energy Conference

- Sra. Silke Frank, em representação da Associação Europeia do Hidrogênio, da Associação Alemã do Hidrogênio e da empresa Peter Sauber Agentur

15h30 – Intervalo para Café

16:00 – Mesa Redonda

Energia do Hidrogênio e Mobilidade

- Professor Edson Watanabe, diretor da Coppe/UFRJ

- Luiz Eduardo Marques Moreira, Superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios de Furnas

- Sandoval Carneiro Jr., Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação da Vale S.A.

- Professor Paulo Emílio de Miranda, Coppe/UFRJ

18h00 – Coquetel

Serviço:

Data: 05/04

Horário: 13horas

Local: Hotel Windsor Barra – Av. Lucio Costa, 2630, Barra da Tijuca

Transporte saindo às 12h da sede de Furnas (Rua Real Grandeza, 219, Botafogo)



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar