Evento

Energia do Hidrogênio e Mobilidade acontece amanhã dia 05/04 no Windsor Barra Hotel

Redação/Assessoria
04/04/2017 19:10
Visualizações: 281

Coppe/UFRJ e Furnas apresentarão as perspectivas do uso do hidrogênio na geração de energia elétrica e em veículos de transporte de massa no evento "Energia do Hidrogênio e Mobilidade", no dia 05 de abril, a partir das 13h, no Windsor Barra Hotel, na Av. Lucio Costa, 2630, Barra da Tijuca.

Durante o evento também serão anunciados os resultados finais do projeto "Desenvolvimento e Testes de Ônibus Urbanos com Tração Elétrica", realizado por Furnas em parceria com a Coppe/UFRJ e a Tracel. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de dar uma volta no ônibus híbrido a hidrogênio da Coppe. Confira abaixo a programação do evento.

Os jornalistas interessados em utilizar o transporte que sairá da sede de Furnas deverão enviar e-mail para imprensa@furnas.com.br até o dia 04/04, às 16h, com os seguintes dados: nome completo, RG e nome do veículo de comunicação.

Sobre o ônibus a hidrogênio

Desenvolvido no Laboratório de Hidrogênio da Coppe, sob a coordenação do professor Paulo Emílio de Miranda, o veículo, que se encontra na terceira geração, apresenta algumas vantagens técnicas em relação às versões anteriores. De acordo com o professor Paulo Emílio, os equipamentos desenvolvidos especialmente para uso em tração elétrica tornaram-se mais compactos, mais leves e mais eficientes. Também ganharam novas funções e estão mais adequados aos métodos industriais de fabricação, visando à produção em série. “Os equipamentos foram arranjados sob nova topologia. Os modos de comunicação, monitoração, aquisição de dados e controle foram modernizados, automatizados e ganharam redundâncias, garantindo a continuidade de operação”, explica o professor da Coppe.

Com a atual configuração, o ônibus híbrido elétrico-hidrogênio da Coppe passou a ter autonomia de 330 km, atendendo as exigências para veículos de uso urbano no Rio de Janeiro. O novo veículo possui desempenho energético superior aos veículos congêneres e convencionais. “Não por conta de adaptações, mas pelos desenvolvimentos e arranjos inovadores de engenharia de hibridização da energia a bordo. Entre outras iniciativas, também desenvolvemos um conversor de energia seguidor de eficiência com pilha a combustível para a geração de energia elétrica a bordo, o que diminuiu o peso, o custo e o consumo de combustível”, explica o professor da Coppe, Paulo Emílio.

Programação

13h00

Demonstração do Ônibus Híbrido Elétrico-Hidrogênio

14h00 - Abertura

Fundação da Associação Brasileira do Hidrogênio

- Prof. Paulo Emílio de Miranda, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe

14h30 – P&D Furnas

Projeto Ônibus com Tração Elétrica

- Nelson de Araujo Santos e Jacinto Maia Pimentel GPD.N Furnas

15h00 – 22ª WHEC 2018

World Hydrogen Energy Conference

- Sra. Silke Frank, em representação da Associação Europeia do Hidrogênio, da Associação Alemã do Hidrogênio e da empresa Peter Sauber Agentur

15h30 – Intervalo para Café

16:00 – Mesa Redonda

Energia do Hidrogênio e Mobilidade

- Professor Edson Watanabe, diretor da Coppe/UFRJ

- Luiz Eduardo Marques Moreira, Superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios de Furnas

- Sandoval Carneiro Jr., Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação da Vale S.A.

- Professor Paulo Emílio de Miranda, Coppe/UFRJ

18h00 – Coquetel

Serviço:

Data: 05/04

Horário: 13horas

Local: Hotel Windsor Barra – Av. Lucio Costa, 2630, Barra da Tijuca

Transporte saindo às 12h da sede de Furnas (Rua Real Grandeza, 219, Botafogo)

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19