Termelétrica

Energia da maior termelétrica sucroenergética do Brasil é suficiente para atender mais de 440 mil residências

Redação/Assessoria
26/09/2017 16:41
Visualizações: 456

Com capacidade para exportar anualmente 850 GWh, a usina CerradinhoBio, pertencente ao Grupo Cerradinho, que investiu 250 milhões na aquisição de mais uma caldeira e dois turbogeradores com 45 MW de potência cada um, vai produzir ainda mais energia elétrica do bagaço e da palha da cana.

O volume de 850 GWh equivale ao atendimento de 443 mil residências durante um ano inteiro ou 1/3 de tudo o que foi entregue pela fonte biomassa à rede de Goiás em 2016, o terceiro estado a gerar mais bioeletricidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN) no período, perdendo apenas para Mato Grosso do Sul (MS) e São Paulo (SP).

“No momento em que se comenta a possibilidade de retorno da bandeira vermelha nas contas de energia para o próximo mês, já no patamar limite, com um adicional de R$ 3,50 por cada 100 kWh, termos um investimento deste porte em bioenergia mostra quão estratégica é a biomassa da cana para a sustentabilidade da matriz elétrica brasileira”, comenta o gerente em Bioeletricidade da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), Zilmar de Souza.

Segundo o executivo, outro ponto importante está relacionado à sustentabilidade ambiental da bioeletricidade sucroenergética a ser gerada pela usina CerradinhoBio. Graças ao empreendimento, será possível reduzir a emissão de 332 mil toneladas de CO2, um dos principais “vilões” do aquecimento global. “Para conseguirmos a mesma economia de CO2, seria preciso plantar e manter 2,3 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos”, avalia Souza.

De acordo com o presidente da CerradinhoBio, Paulo Motta, a nova caldeira também permitirá o uso de biomassas alternativas e complementares ao bagaço e da palha da cana-de-açúcar, aumentando a oferta de eletricidade renovável.

“Já utilizamos o cavaco de eucalipto e fizemos testes com o sorgo sacarino e o capim braquiária. Este novo arranjo permitirá diversificar as matérias-primas para a produção de energia elétrica e aumentar a produtividade da termelétrica ao longo da safra”, comenta Paulo Motta.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelam que com essa nova expansão, a termelétrica CerradinhoBio passou a ter 160 MW de potência instalada, o que lhe confere a posição de maior usina de bioeletricidade sucroenergética do País. O montante representa 2,1% da capacidade instalada de geração em Goiás, que possui 145 empreendimentos capazes de produzir 7.612 MW de potência.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19