Gás natural

Energético despontará como principal fonte para geração de energia elétrica no mundo, diz presidente do IGU

Redação/Assessoria
25/05/2017 21:07
Visualizações: 459 (0) (0) (0) (0)

Em um mundo onde cerca de um bilhão de pessoas ainda não têm acesso à energia, como o nosso, o gás natural despontará como a principal fonte para geração elétrica nos próximos anos. Essa é a conclusão do presidente da International Gas Union (IGU), David Carroll. O executivo está no Brasil para participar do 15º International Gas Union Research Conference (IGRC) e discursou na abertura do evento, realizada nesta quarta-feira, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

De acordo com Carroll, a tecnologia é peça fundamental para o desenvolvimento do setor de gás e para a aplicação de metodologias que reduzam cada vez mais os custos de produção. Ele citou as oito tecnologias essenciais que estão sendo aplicadas em novos modelos de negócio em todo o mundo: Internet das Coisas; Robôs; Realidade Aumentada e Virtual; Impressão 3D; Blockchain; Inteligência Artificial e o uso de drones. “Sem dúvidas, esta é uma grande oportunidade para a nossa indústria”, frisou.

Segundo o executivo, o bom momento que a geração a gás pode experimentar é explicado por alguns fatores. Um deles é a abundância do insumo no mercado mundial, com preços mais baixos. Outro fator é o aumento da base instalada de energia renovável intermitente, que vai continuar demandando níveis crescentes de geração flexível com gás natural.

Além de Carroll, participaram da abertura do IGRC, o Gerente de Inovação e Tecnologia da German Technical and Scientific Association of Gas and Water, Frank Groeschl; a presidente do Comitê Organizador do IGRC no Brasil, Cynthia Silveira; e o secretário geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa Filho.

Durante sua fala, o secretário geral do IBP, Milton Costa Filho, destacou a melhoria no ambiente de negócios com o anúncio recente pelo governo do calendário de rodadas de licitação até 2019, e também falou sobre a transformação vivida pelo setor de gás natural no Brasil. Nos últimos anos, o mercado foi afetado pela queda do preço do barril de petróleo no cenário global, além das crises econômica e política. Além disso, Milton destacou o impacto da venda de ativos da Petrobras no segmento de gás. “Isso vai mudar completamente o mercado de gás no país. A entrada de novos atores demandará a criação de regras que estimulem a competitividade do Brasil e garanta novos investimentos no setor”, disse.

Programação - Um dos eventos técnicos mais importantes na indústria do gás natural no mundo, o IGRC está sendo realizado pela primeira vez no Brasil. Ele ocorrerá até sexta-feira, dia 26, no Riocentro. Aqui, ele é organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) em parceria com o International Gas Union (IGU).

A edição de 2017 do IGRC tem como tema "Gás Natural: catalisando o Futuro". Nestes três dias, o evento abordará o papel estratégico da tecnologia no desenvolvimento do mercado de gás.

A programação contempla plenárias, apresentação de trabalhos técnicos em sessões orais e pôster, além de visitas técnicas. Ao todo, serão 12 sessões orais e cinco plenárias, onde serão discutidos assuntos relacionados à produção e exploração, transporte de gás, distribuição, utilização de gás industrial, clima. meio ambiente, tecnologia e inovação entre outros.

Ministrarão as palestras no evento os principais nomes do mercado nacional e de países como França, Irã, Alemanha e Estados Unidos.

Para as apresentações foram aprovados 415 trabalhos técnicos de 27 países. Brasil, França, Irã e Rússia foram os países que contribuíram com o maior número de trabalhos. Transmissão e distribuição de gás foi o assunto com o maior número de trabalhos inscritos seguido dos temas exploração e produção, clima e meio ambiente.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Promoção Firjan e Infis, 3º Seminário Tributação em óleo...
11/04/25
Apoio Marítimo
Abastecimento inédito de HVO é realizado por efen e Wils...
11/04/25
Oportunidade
Presidente do IBP defende formação profissional para 400...
10/04/25
Vitória PetroShow 2025
Noite dos Âncoras celebra o sucesso do Vitória Petroshow...
10/04/25
Energia Solar
Parque Solar da Acelen está com 50% das obras concluídas
10/04/25
Etanol
Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas par...
10/04/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil & Gas Energy 2025 está com inscrições abertas
10/04/25
Internacional
Atvos fecha parceria com startup japonesa Tsubame BHB pa...
10/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória Petroshow movimenta quase R$ 1 bilhão em negócio...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Primeiro Dia do Vitória PetroShow 2025: Petrobras anunci...
09/04/25
Negócio
SBM Offshore assina contrato de Sale and Leaseback de US...
09/04/25
Gasoduto
Cabedelo: João Azevêdo entrega gasoduto e prepara municí...
09/04/25
Resultado
BRAVA Energia registra aumento de 80% na produção do pri...
09/04/25
Gás Natural
Naturgy debate perspectivas e desafios do setor de gás n...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 reforça protagonismo do Espírito ...
09/04/25
Biocombustíveis
MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combu...
09/04/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços iniciam nova safra em recuperação
09/04/25
Meio Ambiente
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e aces...
09/04/25
Combustíveis
Entenda por que o preço dos combustíveis está variando c...
09/04/25
Bacia de Santos
Seagems amplia portfólio de serviços com instalação inéd...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Exploração de novos blocos poderá triplicar reservas e d...
08/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22