Energias renováveis

Enel: 750 milhões de dólares em três projetos eólicos com capacidade instalada total de 618 MW

Redação/Assessoria
21/12/2017 10:15
Enel: 750 milhões de dólares em três projetos eólicos com capacidade instalada total de 618 MW Imagem: Divulgação Visualizações: 297

A Enel, por meio de sua subsidiária brasileira de energias renováveis Enel Green Power Brasil Participações Ltda., conquistou o direito de firmar contratos de fornecimento de energia de 20 anos no país com três projetos eólicos com 618 MW de capacidade nova, após o leilão A-6 organizado pelo governo brasileiro por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Grupo Enel investirá cerca de 750 milhões de dólares americanos na construção das três plantas, em linha com os investimentos previstos no Plano Estratégico da companhia.

O Grupo Enel conquistou mais capacidade em contratos de energia renovável do que qualquer outro participante do leilão de hoje, após ganhar contratos que somam 388 MW[1] de capacidade solar, mais que qualquer outro participante nesta fonte, no recente leilão de energias renováveis A-4. Os dois resultados desta semana equivalem a mais de 1 GW de capacidade nova e investimentos totais de cerca de 1 bilhão de dólares americanos.

Antonio Cammisecra, Responsável pela Enel Green Power, diz: “A Enel Green Power teve outro ano ímpar e as duas vitórias desta semana no Brasil nos dão um bom impulso para começar 2018. No Brasil, especificamente, em 2017, concluímos a construção de quase 1 GW de plantas eólicas e solares. A nova capacidade conquistada esta semana nos permitirá aumentar consideravelmente nossa atual presença em renováveis no país, reforçando a nossa liderança nesse mercado.”

Cada planta renovável é apoiada por contratos de 20 anos de fornecimento de energia, que preveem a venda de volumes específicos de energia gerada pela planta para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado no Brasil. Os projetos eólicos, que serão construídos nos estados do Piauí e Bahia, devem entrar em operação no início de 2023. Quando estiverem operando plenamente, as novas plantas serão capazes de gerar aproximadamente 3 TWh de energia renovável por ano.

O parque eólico Lagoa do Barro (510 MW) será construído nas cidades de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, no Estado do Piauí. Uma vez em plena operação, a planta será capaz de gerar por ano mais de 2.400 GWh de energia renovável.

O parque eólico Morro do Chapéu II (78 MW) será construído no município de Morro do Chapéu, no Estado da Bahia. A expectativa é de que a planta gere cerca de 380 GWh de energia renovável por ano. A planta é uma extensão do parque eólico Morro do Chapéu Sul (172 MW), com o qual o novo projeto irá compartilhar a mesma infraestrutura de conexão.

A extensão de 30 MW do já operacional parque eólico Delfina (180 MW) da Enel ficará no município de Campo Formoso, no Estado da Bahia. A nova planta será capaz de gerar por ano mais de 160 GWh de energia renovável.

No Brasil, o Grupo Enel, através de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, tem uma capacidade instalada total em renováveis de cerca de 2.660 MW, dos quais 670 MW de energia eólica, 716 MW de energia solar e 1.270 MW de energia hidrelétrica, bem como cerca de 172 MW de capacidade eólica e 103 MW de capacidade solar atualmente em construção.

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de cerca de 40 GW, por meio de um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras nas plantas renováveis de energia.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19